O secretário da Justiça, Aldo Parzianello, abriu oficialmente a Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. A nova unidade deve receber 150 presos do mini-presídio Hildebrando de Souza, que estava com sua capacidade de lotação excedida.
Construído no ano passado, a nova unidade penal dependia da terceirização dos agentes carcerários para operar. A Secretaria da Justiça conseguiu o remanejamento de agentes do quadro de servidores do Departamento Penitenciário e, após 45 dias de treinamento, colocar uma das galerias em atividade.
"Os serviços prestados por agentes penitenciários não serão terceirizados", afirma o secretário. Parzianello disse também que a penitenciária deveser ampliada,ganahando mais uma ala para 80 presos em regime semi-aberto. Atualmente, a unidade pode comportar até 400 pessoas, em regime fechado.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Os detentos do novo presídio recebem atendimento de equipe formada por médicos, psicólogos e pedagogos. Cobertores, uniformes e produtos para higiene pessoal são fornecidos pela administração e o cigarro deve ser proibido. "O objetivo é evitar o comércio interno entre os presos e auxiliar na sua recuperação com a eliminação de vícios", considera o secretário.
Segundo a diretora da nova unidade, Juraci Freitas, o tratamento de presos com dependência é uma das principais diretrizes. Os agentes que começaram a operar o sistema automatizado daquela unidade receberam curso de reciclagem, no qual foram estudados pontos de relacionamento inter-pessoal, ética, cidadania e estratégias de abordagem aos dependentes químicos.