A Secretaria da Agricultura encerra o ano de 2005 com resultados positivos, que foram alcançados através dos diferentes programas do Governo do Estado voltados para segmentos do setor agropecuário. Segundo o vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, os avanços refletem os esforços do Governo do Paraná em desenvolver, ainda mais, o setor agrícola do Paraná.
O programa Paraná 12 Meses alterou a modalidade de aquisição para pregão eletrônico/registro de preços. Os processos, que se encontram na fase de pós-homologação, foram encaminhados a campo para a elaboração de propostas e posterior pagamento no valor de R$ 21,5 milhões em apoio à agricultura familiar. Os recursos priorizaram ações para sistemas de abastecimento de água, reservatórios e redistribuição, bovinocultura leiteira, resfriadores de leite, ordenhadeiras, conjunto de ensilagem, kits de inseminação artificial, cercas de proteção de mananciais e unidades mecanizadas de conservação de solo, compostas por tratores, plantadeiras e pulverizadores.
Fábrica – Pessuti também destacou os avanços obtidos através do programa Fábrica do Agricultor. "Com este programa, pudemos consolidar o mercado para os produtos da agroindústria familiar, através da parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras)", lembrou.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Em relação ao programa da Avicultura Familiar, 2005 foi marcado por empreendimentos que fortaleceram o setor, como a construção de aviários em 13 municípios do Estado, "Também, estabelecemos convênio com a Embrapa de Concórdia para atender da melhor maneira possível o programa da avicultura", afirmou.
Visando o incentivo à criação de cabras e cabritos no Paraná, Pessuti informou que foram organizados vários grupos de produtores. Eles iniciaram sua participação no processo de organização da produção e comercialização dos animais", lembrou.
Em 2005, foram capacitados 38 técnicos e aproximadamente 1.880 produtores. Também foram adquiridos 500 matrizes e 15 reprodutores de caprinos, destinados ao Centro de Multiplicação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Desafios – Em 2006, serão concluídos os pagamentos pendentes e a prestação de contas final do Paraná 12 Meses. Em relação ao programa Fábrica do Agricultor, a meta é avançar na conquista do mercado institucional para os produtos da agroindústria familiar. Quanto à criação de ovelhas e caprinos, os desafios são consolidar ambas cadeias produtivas nas diferentes regiões do Estado e atender a demanda de matrizes caprinas.