A Polícia Federal deflagrou hoje (28) a Operação Professor Pardal com o objetivo de desmantelar quadrilha de traficantes de drogas. As investigações contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades paranaenses de Curitiba , Cascavel, Foz do Iguaçu, Matelância, Marechal Cândido Rondon, Toledo, Santa Helena, Guaira, Vera Cruz do Oeste, e em Vitória da Conquista/BA e Ortolândia/SP. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Estadual de Toledo.
Os investigados enviavam drogas, utilizando-se de veículos previamente preparados para o transporte de entorpecentes, a partir das cidades de Toledo e Foz do Iguaçu para diversos estados do país.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
A Operação foi batizada de Professor Pardal em razão da grande engenhosidade empregada pelo grupo criminoso para criar fundos falsos nos veículos utilizados para o transporte de drogas. Em alguns casos a quadrilha se valia de sistemas eletromecânicos de liberação de painéis dos automóveis utilizados, que eram acionados por botões pressionados simultaneamente.
As investigações iniciaram no início do ano e, durante o período, foram apreendidos 127 kg de cocaína, 38 Kg de haxixe e 412 kg de maconha, bem como identificadas as pessoas que participavam do esquema criminoso.
Todos presos serão ouvidos em depoimento na Delegacia de Polícia Federal em Cascavel e depois encaminhados para a Cadeia Pública local.