Cerca de 20 cachorros criados em uma chácara localizada na estrada do Clube do Café, no município de Ibiporã, na saída para Jataizinho, desapareceram. Os animais de raça - adultos e filhotes - foram localizados na última quinta-feira (28), depois de uma denúncia de maus-tratos da ONG Carlos Galera.
No mesmo dia, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sema) de Ibiporã, Tomás Falkowski, que também é veterinário, examinou os animais e concluiu que eles estavam bem alimentados, apesar do ambiente sujo. O gestor da pasta optou por deixá-los no local, já que, segundo ele, o ato não configurava crime.
No entanto, no dia seguinte da inspeção os cachorros sumiram do local. Na manhã desta terça-feira (2), a proprietária dos cães compareceu à delegacia de Ibiporã para reaver os animais. Ela apresentou todos os documentos comprovando a criação.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Por conta disso, a Polícia Civil agora trabalha com a suspeita de roubo. O delegado Roberto Fernandes de Lima acredita que os animais podem ter sido levados por pessoas que acreditaram na denúncia de maus-tratos. Porém, como o fato não foi comprovado, os cães devem ser devolvidos.
O delegado orienta às pessoas que levaram os animais para que compareçam à delegacia e façam a devolução. Caso contrário, poderão ser presos por roubo. "Temos alguns suspeitos. Trabalhamos com a hipótese que são pessoas ligadas à proteção de animais", afirmou em entrevista à CBN Londrina. "Essas pessoas foram irresponsáveis e burlaram a lei. Se elas, porventura, repassaram os animais para outras pessoas cuidarem, oriento que estas compareceram à delegacia para que não corram o risco de serem autuadas por receptação", completou.
A ONG Carlos Galera afirmou que os animais não foram resgatados pela entidade.