A saúde será o tema da consulta pública que abre, nesta quinta-feira (4), a série de nove encontros com a população de Curitiba, programados pela prefeitura para discutir as prioridades do orçamento municipal de 2014. A consulta acontece na Administração Regional da CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460), a partir das 19 horas, com a presença do prefeito Gustavo Fruet.
Durante duas horas, representantes da Prefeitura estarão à disposição para ouvir a população e recolher sugestões sobre a aplicação dos recursos públicos na área da saúde. A audiência também será transmitida pela internet. Além disso, será possível participar por meio do Twitter e do Facebook e ainda de uma conversa on-line (chat) que acontecerá ao fim da consulta pública, a partir das 21 horas.
As consultas prosseguem até o dia 17 de abril, cada uma num bairro da cidade (veja quadro abaixo). Esta semana, na sexta-feira, acontecerá ainda a consulta sobre meio ambiente. O calendário será retomado na próxima segunda-feira, dia 8, com o tema "mobilidade. A pauta das reuniões inclui, além da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, o plano plurianual para o próximo período de quatro anos.
Leia mais:

PRF apreende 171 toneladas de drogas neste primeiro semestre no Paraná

Homem é deixado em meio a plantação e tem veículo roubado em Apucarana

PRF apreende 350 mil maços de cigarros de contrabando em Maringá

PRF escolta veículo que transportava órgão para doação
Os cidadãos também podem enviar sugestões para o orçamento da cidade pela internet, no endereço www.curitiba.pr.gov.br/participe. A consulta pela internet consiste num questionário que permite ao cidadão indicar onde acha que a Prefeitura deve aplicar os recursos do Município. Cada pessoa pode apontar até três prioridades.
Além de escolher as áreas prioritárias para investimento – como saúde, educação, transporte, segurança, iluminação –, o cidadão pode detalhar a regional, o bairro e até a rua onde deseja ver as melhorias. Para participar, é necessário preencher um cadastro com dados pessoais.
Os cidadãos também podem participar desse processo por meio dos perfis da Prefeitura no Facebook e no Twitter.
O conteúdo resultante das consultas servirá de base para o documento final da LDO, que será enviado no dia 15 de maio para votação da Câmara Municipal. Antes disso haverá uma audiência pública, entre os dias 10 e 13 de maio, para consolidar a proposta orçamentária.