Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Norte do Estado

PR: Incra compra fazenda para assentar 160 famílias

Redação Bonde com MDA/INCRA
21 dez 2011 às 14:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Incra realizou na terça-feira (20) uma audiência pública para anunciar a compra da Fazenda Mestiça, em Rio Branco do Ivaí, na região do Vale do Ivaí, Norte do estado do Paraná. A área é de 2.911 hectares e nela deverão ser assentadas, em uma estimativa inicial, 160 famílias que estão acampadas na propriedade há mais de quatro anos. O valor acordado com o proprietário para a compra é de R$ 25,6 milhões. Desse montante, R$ 1,2 milhão deverá ser pago à vista pelas benfeitorias e o restante em Títulos da Dívida Agrária (TDAs), resgatáveis no prazo de cinco anos.

A modalidade de obtenção de imóveis rurais por compra é baseada no Decreto Federal nº 433/92. Nesse caso, o Incra realiza audiências públicas toda vez que planeja adquirir um imóvel pelo processo de compra e venda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o superintendente do Incra/PR, Nilton Bezerra Guedes, a realização da audiência é uma forma de tornar transparentes as ações do Governo Federal. "Explicamos como é o processo de avaliação e compra da fazenda. Com esse investimento, vamos garantir 520 empregos diretos na produção agrícola, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local", disse Guedes.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável


A audiência teve a presença do governador do Paraná, Beto Richa, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios da região. A compra da área teve apoio do governo do estado em uma solução negociada com o proprietário da fazenda. "Sem a intervenção do governo do estado esta situação não teria sido resolvida", reiterou Guedes.


Para Richa, o processo de aquisição da Fazenda Mestiça faz parte do esforço conjunto dos governos Federal e estadual na resolução pacífica de conflitos de terra no estado. "Com espírito de conciliação e diálogo, nossa gestão conquistou o respeito e a credibilidade dos movimentos sociais e das entidades que representam os produtores rurais", afirmou.

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) da região, Ireno Prochnow, falou em nome das famílias acampadas e demonstrou grande satisfação pelo processo de compra da área pelo Incra. "A reforma agrária demonstra ser um grande programa para redução da fome e miséria no país. Se não criássemos assentamentos, as famílias acampadas não teriam perspectivas de vida", destacou Prochnow.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo