No segundo ano da Operação Inverno, relativa à fiscalização no mês de julho, do transporte coletivo intermunicipal de passageiros, houve aumento de 23% no total de veículos abordados (de 1285 para 1.591), em comparação ao ano passado. A ação foi feita pela gerência de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, e concentrada no Posto Rodoviário de Santa Terezinha do Itaipu, na BR-277- quilômetro 714.
Foi registrado aumento de 24% no total de penalidades aplicadas (de 145 para 180) e de 15% no total previsto de arrecadação total da operação (de 719.714,10 para 829.193,55). O percentual de veículos autuados, em relação aos fiscalizados, se manteve no percentual médio de 11%.
A Operação Inverno foi criada para diminuir o número de irregularidades na região Oeste do Estado e, principalmente, na fronteira com Foz do Iguaçu, onde não existe base fixa do DER.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
O maior número de infrações aplicadas continua sendo nos Grupos II (falta de documentos de porte obrigatório), no Grupo V (ausência de licença específica) e no Grupo VI (sem registro e sem licença - clandestinos). As estatísticas mostram aumento de 10% no total de autuações do Grupo II, que passou de 17% para 27% do total de autuados, redução de 8% no Grupo V (ausência de licenças), e de 11% no Grupo VI, no qual se enquadram os serviços clandestinos, ou seja, os de maiores riscos.