O prefeito Beto Richa lança nesta sexta-feira (24), às 8h30, no auditório do Colégio Estadual do Paraná, o guia Drogas e Adolescentes, quatro publicações ilustradas e focadas na família e nos jovens de 10 a 19 anos, para ampliar o debate sobre sexualidade saudável e prevenção ao uso de drogas. O lançamento do novo material acontecerá durante a abertura do 5º Seminário Adolescência e Sexualidade.
O seminário trará a Curitiba a coordenadora nacional de Atenção à Saúde do Adolescente e do Jovem, Thereza de Lamare. Cerca de mil educadores, profissionais de saúde e estudantes das redes pública municipal e estadual estarão presentes. O encontro também terá a presença do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.
Participam do Saúde e Prevenção 35 escolas da rede pública. Entre elas, as 11 da rede municipal de ensino que mantêm turmas de 5ª série.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Novo material - Os guias sobre sexualidade foram elaborados em parceria pelas secretarias municipais da Saúde, Educação, Esporte e Lazer; Fundação de Ação Social (FAS); Fundação Cultural de Curitiba, Universidade Federal do Paraná; Conselho Tutelar da Regional Matriz e pelo jornalista e professor de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná José Carlos Fernandes.
A publicação da primeira edição dos guias sai com 20 mil exemplares, que serão distribuídos aos serviços das redes municipal e estadual de saúde e de ensino. As organizações privadas interessadas em adotar o material poderão requisitar os direitos de impressão à Prefeitura de Curitiba.
Os novos guias são: "Eu, adolescente!", "Nossos adolescentes!", "Não quebre a cabeça: como conversar sobre prevenção às drogas com adolescentes" e "Não quebre a cabeça: informações sobre prevenção às drogas". As publicações serão usadas inicialmente na capacitação de 450 multiplicadores de informação, que atuarão junto aos adolescentes e seus familiares. Os treinamentos já aconteceram no Pinheirinho e estão em curso no Bairro Novo e na CIC. A seguir, serão levados às outras seis regionais da Prefeitura.
Números
* Os adolescentes representam mais de 18% da população curitibana. São mais de 320 mil dos cerca de 1,8 milhão de habitantes. Desse total, perto de 225 mil são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
* As meninas até 19 anos respondem por quase 16% das gestações registradas em Curitiba.
* Desde o início da notificação dos casos de aids na cidade, há 23 anos, cerca de 150 dos quase 7 mil doentes têm entre 10 e 19 anos.