A Comissão de Acessibilidade da Câmara de Curitiba analisa, na segunda-feira (31), o projeto de lei que obriga a instalação de provadores de roupas adaptados às pessoas com deficiências em estabelecimentos comerciais da capital. A proposta é de autoria do vereador Paulo Rink (PPS).
O texto (005.00324.2013) determina que as lojas deverão reservar ao menos um provador de roupas adaptado a estas pessoas e também especifica as dimensões e características destes espaços, como a presença de barras de apoio, portas com vão-livre e ausência de barreiras que impeçam o acesso, entre outras.
O colegiado é composto por Zé Maria (SDD), na presidência; Valdemir Soares (PRB, vice-presidente; além de Beto Moraes (PSDB), Julieta Reis (DEM) e Rogério Campos (PSC).
Leia mais:
Saúde do Paraná convoca candidatos para comprovação de documentos no PSS
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Segurança de pedestres
Na quarta-feira (02), é a vez da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas analisar a iniciativa de Professora Josete (PT), para que estacionamentos gratuitos ou pagos sejam responsabilizados pela segurança dos pedestres que transitam pelo local de entrada e saída de veículos.
Pela proposta (005.00233.2013), a segurança se daria por meio da instalação de sinalizadores luminosos de alerta, faixa de segurança para os pedestres, placas sinalizadoras e orientação do fluxo dos veículos por guardas, que prestariam orientação aos motoristas quanto à preferência de circulação de pedestres e ciclistas.