A Prefeitura de Curitiba começará na segunda-feira uma grande reforma na avenida Marechal Floriano Peixoto. As obras serão feitas no trecho de cinco quilômetros entre a Linha Verde (antiga BR 116) e a região central. Esta é a maior reforma da avenida desde a implantação das canaletas de ônibus, há quase 30 anos.
O investimento é de R$ 13 milhões, previsto no Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras têm previsão de entrega em oito meses e incluem a reforma da rua Lourenço Pinto em toda sua extensão e dos trechos da rua Pedro Ivo e avenida Sete de Setembro entre a Marechal e a Lourenço Pinto.
Serão feitos drenagem, pavimentação, iluminação, calçadas e paisagismo, revitalização das estações-tubo, implantação de duas novas estações na rua Lourenço Pinto e implantação de novo sistema de semáforos, que darão prioridade aos ônibus.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
As canaletas da Marechal seguirão o mesmo padrão das canaletas da Linha Verde: pavimentação em concreto em toda a sua extensão, com faixas mais largas em pontos chave para permitir a ultrapassagem dos ônibus. Com a reforma, a avenida por onde passam os ônibus do Eixo Boqueirão abrigará também os ônibus da linha Pinheirinho/Centro, que será implantada em 2008 com a previsão de atender 35 mil passageiros por dia.
Em janeiro, a Prefeitura começará a reforma do outro trecho da Marechal - entre a Linha Verde e o Terminal Boqueirão - o que permitirá a implantação do ônibus Ligeirão, um linha direta do bairro ao centro, que encurtará o tempo de viagem de 33 para 18 minutos.
Nesta primeira semana será feito levantamento topográfico, medições e conferência de detalhes do projeto, o que não deverá provocar alterações significativas na avenida nos dias que antecedem ao Natal. A intenção é deixar tudo pronto para intensificar as obras logo depois do Natal, aproveitando o período do ano de menor fluxo de trânsito.
Da Prefeitura de Curitiba