O governador Roberto Requião nomeou 716 agentes penitenciários, aprovados em concurso público aberto, em 2004, pelo Estado do Paraná. Na primeira etapa, 386 agentes aprovados e classificados foram nomeados e inseridos no quadro de funcionários de unidades prisionais do Sistema Penitenciário. O salário inicial é de R$ 2.420,00.
De acordo com o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, esses agentes, já treinados, vão prestar serviços nas novas unidades prisionais a serem inauguradas no decorrer do ano, e outros, nas penitenciárias terceirizadas que estão sendo retomadas pelo Estado.
O concurso público aberto há dois anos abriu vaga para 1.200 agentes penitenciários masculinos e femininos, que passaram por várias etapas de classificação.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Os novos agentes passaram por curso preparatório com aulas de Direito Penal, Estatuto Penitenciário, Direitos Humanos; classes sobre o estatuto do servidor público e a estrutura da administração pública; relações interpessoais, ética e postura profissional; e ainda na área de saúde (noções de saúde pessoal) e operacional (vigilância, custódia, gerenciamento de crises, prevenção de incêndios).
Informações da AEN