Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova Hidrelétrica

Reservatório de Mauá começa a ser enchido

Redação Bonde
28 jun 2012 às 17:44

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Consórcio Energético Cruzeiro do Sul (formado pela Copel, com 51%, e pela Eletrosul, com 49%) começou, nesta quinta-feira (28), o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Mauá, construída entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira. Para isso, foram fechados os dois túneis que desviavam a água do rio Tibagi para que a barragem pudesse ser construída no leito.

Todo o procedimento foi realizado em cerca de cinco horas: "A operação de fechamento das comportas foi muito bem planejada e concluída com sucesso em um tempo muito menor do que o inicialmente previsto", comemorou o superintendente geral do Consórcio, Sergio Luiz Lamy.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Antes do início do enchimento, todas as famílias que residiam na área a ser alagada foram retiradas e as construções, demolidas. A área também foi desmatada, desinfectada e desinfestada, e foi concluído o resgate dos sítios arqueológicos encontrados.

Leia mais:

Imagem de destaque
''Bateu o martelo''

Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná

Imagem de destaque
Para a próxima temporada

Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores

Imagem de destaque
LOA 2025

Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná

Imagem de destaque
Alternativa sustentável

Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável



A partir de agora, o prazo para enchimento vai depender das vazões afluentes durante o próximo período – que, por sua vez, dependem do regime hidrológico. Considerando a média histórica, a expectativa é de que o enchimento do reservatório dure cerca de 90 dias. Nessa perspectiva, os testes dos equipamentos com água começariam a ser realizados com o reservatório na cota mínima operacional (aproximadamente 65 dias após o fechamento).

Publicidade



Concluídos todos os testes, a Usina Mauá estará pronta para colocar em funcionamento suas unidades geradoras. A primeira a funcionar, 30 dias após o início dos testes, será a Unidade Geradora 1 da Casa de Força Principal – 15 dias depois, entrará em funcionamento a Unidade 1 da Casa de Força Complementar (que vai gerar 11 dos 361 megawatts da potência instalada total do empreendimento). A expectativa é de que as três unidades geradoras da Casa de Força Principal e as duas da Casa de Força Complementar estejam funcionando 90 dias depois da primeira.


Divulgação
Divulgação



O desvio do rio Tibagi pelos dois túneis foi feito em setembro de 2009. A partir disso, foi possível manter sem água o local, no leito do rio, onde começou a ser erguida a barragem – depois da construção de duas ensecadeiras (uma à jusante e outra à montante) e do bombeamento da água remanescente. A construção da barragem, que havia sido iniciada no mês anterior na margem direita do rio, foi concluída em março de 2011, com a aplicação de mais de 630 mil toneladas de concreto compactado com rolo (CCR). A construção do vertedouro (iniciada em julho de 2010) foi concluída em maio de 2011.



Reservatório


Concluído o enchimento, o reservatório da UHE Mauá terá uma área de 84 km². A utilização desse lago será definida pelo Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatório Artificial (Pacuera), que está sendo avaliado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). (com informações da Prefeitura de Telêmaco Borba)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo