Pelo menos 20 carros são roubados todos os dias em Curitiba. Em comparação ao mesmo período do ano passado, entre os meses de março e abril deste ano os furtos e roubos de carros em Curitiba cresceram 12,5%. Apesar do aumento nos dois últimos meses, em janeiro e fevereiro de 2001 o número de veículos furtados e roubados foi 12,04% menor em relação a igual período do ano passado.
No total, de janeiro a abril deste ano 2.420 carros saíram das mãos de seus donos, número semelhante ao registrado ano passado, quando foram registradas 2.367 ocorrências.
Para o delegado Hormínio de Paula Lima Neto, da Furtos e Roubos de Veículos, a média mensal de carros roubados vem se mantendo estável. De acordo com o delegado, entre março e abril do ano passado as ocorrências diminuíram por conta da passagem pelo Estado da CPI Nacional do Narcotráfico e também por causa de investigações da Procuradoria de Investigações Criminais (PIC) sobre os desmanches ilegais de veículos em Curitiba. Com relação à média diária de carros roubados, Lima Neto afirmou que se comparado ao tamanho da frota da capital - cerca de 710 mil veículos - o número é pequeno.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
As estatísticas da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos apontam ainda que pouco mais da metade dos carros furtados e roubados (51%) entre março e abril deste ano foram recuperados e devolvidos aos seus donos. Isso representa uma queda de 12,3% em relação ao ano passado, quando foram recuperados 63% (em média) dos veículos.
Leia mais em reportagem de Andréa Lombardo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira