A 10ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel proibiram no final da tarde de sábado (12) o acesso da população ao zoológico e a área do lago municipal da cidade. A decisão foi tomada por medida de prevenção após o registro da morte de um macaco com sintomas da febre amarela, doença que vem sendo monitorada em todo o país, após a morte de macacos e humanos com suspeita da doença em vários estados brasileiros.
O macaco que morreu em Cascavel estava confinado em uma das jaulas do zoológico. Ele sofreu processo hemorrágico, o que pode indicar contaminação por algum tipo de vírus.
A área está sendo fiscalizada por guardas municipais que foram destacados para manter os locais vazios. Na tarde de sábado, eles procederam a evacuação dos visitantes que estavam no lago e no zoológico.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Os dois locais devem ficar fechados para visitação durante os próximos 20 dias -prazo previsto para emissão de laudo do exame sorológico que vai apontar a causa da morte do macaco, que ocorreu no último dia 3. O material para análise foi coletado e enviado para o Laboratório Central (Lacen), do Pará, credenciado para este tipo exame.
Vacinação
As autoridades sanitárias recomendam que a população que reside nas áreas próximas ao lago e zoológico e também as pessoas que frequentaram os locais nas últimas semanas que procurem as unidades de saúde para se vacinarem.