Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desabastecimento

Sem chuva há dois dias, Cantareira volta a cair

Redação Bonde
17 nov 2014 às 10:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os seis principais mananciais responsáveis por abastecer a Grande São Paulo registraram queda nesta segunda-feira, 17, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). Sem chuvas há dois dias, o Sistema Cantareira, que completou sete meses sem aumento do nível de água ontem, voltou a cair 0,2 ponto porcentual. Hoje, o reservatório está com 10,3%, contra 10,5% no domingo.

Antes de a segunda conta do volume morto, com 105 bilhões de litros, ter sido incorporada no cálculo da Sabesp, no dia 24 de outubro, o Cantareira registrava 3% da sua capacidade: a menor da história. Com a soma da reserva técnica, o reservatório subiu para 13,6%, mas, desde então, só se manteve estável em dois dias e já perdeu 3,1 pontos porcentuais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A última vez que o volume do sistema aumentou foi no dia 16 de abril. Na ocasião, nenhuma reserva técnica havia sido acrescida e o reservatório subiu de 12% para 12,3%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Nos últimos três dias, a Sabesp registrou apenas 0,2 milímetro de chuva na região do Cantareira. O volume acumulado do mês é de 90,2 milímetros, que corresponde a 56% da média histórica de novembro.

Publicidade


Outros mananciais


O volume total de água do Sistema Guarapiranga, que fornece água para cerca de 4,9 milhões de pessoas, também registrou queda de 0,2 ponto porcentual. O reservatório, que estava com 34,6% da sua capacidade, chegou aos 34,4%. Em termos proporcionais, o Sistema Alto Tietê teve o mesmo declínio: caiu de 7,2% para 7%.

O sistema Rio Grande, que atende cerca de 1,6 milhão de pessoas, foi o que registrou maior queda, de 0,3 ponto porcentual. Ontem, o reservatório estava com 65,6%, ante 65,3% de hoje. Os sistemas Alto Cotia e Rio Claro também caíram 0,2 ponto porcentual. O primeiro, que estava com 29,3% da sua capacidade, passou para 29,1%. Já o segundo caiu de 36% para 35,8%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo