Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serra lança projeto para capacitar de auxiliares de enfermagem

Dimitri do Valle - Folha do Paraná
24 nov 2000 às 18:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ministro da Saúde, José Serra, lançou em Curitiba o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae). Cerca de R$ 7,5 milhões vão ser destinados ao Paraná para capacitar 4,2 mil candidatos à função de auxiliar de enfermagem nos 64 municípios-sede. O programa também será estendido a outros sete estados. Em 2001, o Profae vai tentar qualificar 46 mil trabalhadores em todo o País.

"Vamos melhorar muito o atendimento nos hospitais", disse Serra. Os cursos técnicos vão ser ministrados em instituições credenciadas pelo ministério. Uma lei federal de 1986 obriga o candidato a passar por um curso com duração de 12 meses. O lançamento foi no Paraná porque mantém, há 10 anos, projeto pioneiro no Centro de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A qualificação profissional vai ser feita com atividades práticas e teóricas. Enfermeiros serão os supervisores das aulas. O Ministério da Saúde prevê investimentos de US$ 370 milhões para formar 225 mil atendentes em quatro anos. Antes, até se tornar um deles, o candidato encontrava dificuldades. Ele era obrigado a pagar um curso particular.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


O programa permite que sindicatos, associações profissionais, universidades, escolas públicas e privadas façam inscrições no ministério para ter acesso ao Profae. À tarde, José Serra abriu, no Canal da Música, a primeira aula dos alunos do curso de auxiliar de enfermagem da capital. "Vocês vão estar muito mais qualificados e com isso todo o atendimento vai melhorar."

Curitiba concentra o maior número de inscritos: 1 mil. O prefeito Cássio Taniguchi (PFL) disse que "na prática, vamos ter um atendimento muito melhor para a população." O governador Jaime Lerner (PFL) observou que o lançamento do Profae representava o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Estado desde 1990. "Estamos muito felizes que esse programa comece no Paraná", declarou Lerner.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo