A Prefeitura de Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina) está gastando R$ 61 mil com fogos de artifício para duas festas: o aniversário da cidade, comemorado na última segunda-feira (6), e o Réveillon 2023. Mas a compra infringe uma lei do próprio município que proíbe a soltura desse tipo de produto com barulho.
A legislação foi sancionada no dia 2 de abril de 2019 pelo ex-prefeito Aleocídio Balzanelo, conhecido como Tide (PDT). Segundo a determinação, foram proibidas a "utilização, queima, soltura e manuseio de fogos, artefatos, rojões e foguetes que causem poluição sonora, como estouros e estampidos, em locais públicos e privados". Em consulta ao Portal da Transparência, a FOLHA confirmou que a lei está em vigor.
A licitação foi dividida em dois lotes e uma empresa de Umuarama, a Mundial Fogos Ltda., foi declarada vencedora. Da despesa total, R$ 24.878,32 foram aplicados na comemoração de 88 anos, realizada durante o evento chamado Expo Sertão, que ocorreu no final de semana passado e reuniu artistas famosos do segmento sertanejo.
Leia mais:
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
A terceirizada ficou responsável em adquirir diferentes tipos de fogos. A FOLHA apurou com uma das fornecedoras que eles são barulhentos. A confirmação também veio em uma postagem da própria prefeitura na conta oficial do Instagram. O vídeo mostra o show pirotécnico no Lago Tabocó, um dos principais pontos de lazer da cidade, e dois jovens filmando o espetáculo por meio de um drone.
Veja o vídeo e continue lendo na Folha de Londrina.