Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Serviço Alerta Geada entra em operação a partir desta terça em Londrina e em todo o Paraná

Micaela Orikasa - Grupo Folha
03 mai 2022 às 11:44
- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entra em operação nesta terça-feira (3) o Alerta Geada, serviço que o IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) oferecem aos produtores rurais com o objetivo de avisar com antecedência a possibilidade de ocorrer danos à agropecuária em virtude do frio.


Durante o período de operação (de maio a setembro), os pesquisadores publicam diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares no Estado, que pode ser acompanhado também no aplicativo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além do boletim diário, um pré-alerta é emitido e amplamente divulgado com 48 horas de antecedência diante de eventuais aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos à agropecuária. Caso as condições persistam, um novo aviso é expedido em até 24 horas antes da possível ocorrência do fenômeno. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase final do concurso

Jovem de Altônia é favorita no Miss Teen Universe 2024 em Punta Cana

Imagem de destaque
Quarta edição

CorriDown promove a inclusão neste domingo em Apucarana

Imagem de destaque
Fauna silvestre

Profissionais do IAT resgatam coruja-diabo com a asa quebrada no Paraná

Imagem de destaque
Abril Azul

Major do Corpo de Bombeiros apresenta manual de atendimento a pessoas autistas


Em operação desde 1995, o Alerta Geada, originalmente formulado para a proteção dos cafezais paranaenses, vem beneficiando vários setores da agropecuária, lembra a agrometeorologista do IDR-PR, Heverly Morais. “Na silvicultura, por exemplo, para a proteção de viveiros e de mudas recém-implantadas no campo, produtores de hortaliças, aves e suínos também buscam os alertas emitidos pelo serviço”, diz a pesquisadora. O Alerta Geada conta com o apoio da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento), Consórcio Pesquisa Café, prefeituras, cooperativas e associações de produtores.


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade