Milhares de pessoas se reuniram na Praça 19 de Dezembro, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho, para protestar contra a repressão policial sofrida na última quarta-feira (29), em frente à Assembleia Legislativa.
De acordo com a APP Sindicato, cerca de 10 mil manifestantes estiveram presentes no local. Professores, servidores, estudantes e outros apoiadores da causa vestiram presto em sinal de luto pela violência. A estátua do Homem Nu foi coberta com uma faixa da mesma cor e Nossa Senhora de Salete recebeu uma venda nos olhos. O grupo também tingiu o espelho d'água de vermelho, simbolizando as vítimas feridas no confronto.
As entidades representantes do funcionalismo público criticaram a aprovação da lei que altera o Paranaprevidência, fundo de aposentadoria dos servidores estaduais. Nesta quinta-feira (30), o governador Beto Richa sancionou a lei mesmo depois da repressão truculenta da Polícia Militar que deixou mais de 200 feridos. Os manifestantes tentavam evitar a aprovação do projeto, que passou na Assembleia por 31 votos a 20.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Em Londrina, centenas de pessoas realizaram ato no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil, nesta quinta-feira (30). À noite, os servidores acenderam velas e fizeram vigília em repúdio contra o projeto de lei que terceiriza todas as atividades. Além disso, combateram a redução da maioridade penal. (Com informações da Banda B).