A Secretaria de Saúde de Tamarana espera imunizar até 5.104 pessoas do município na vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (17). A secretária municipal de Saúde, Dalva Siena, que é enfermeira, fez a abertura simbólica da campanha na cidade durante a última quinta-feira (13), quando aplicou uma dose da vacina.
Neste ano, a vacina contra a gripe tem um novo público-alvo: os professores – tanto das escolas e creches públicas de Tamarana quanto das unidades particulares. Para tomar a dose, eles devem estar atuantes em sala de aula e apresentar um documento que comprove seu vínculo com a instituição de ensino.
A campanha também abrange idosos (com 60 anos de idade ou mais), crianças (de seis meses a menos de cinco anos), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas (de seis meses de idade em diante), profissionais da área de saúde e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como doença cardíaca congênita, doença cardíaca isquêmica, hepatites crônicas, Síndrome de Down, entre outras.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Em Tamarana, os postos de saúde do Centro (UBS Plínio Pereira de Araújo) e do Jardim Juny (UBS Padre Carmel Bezzina) irão aplicar as doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já nas unidades da zona rural, a vacinação contra a influenza será realizada nos seguintes dias e horários:
UBS do Assentamento Mandassaia: toda segunda-feira, das 9h às 12h;
UBS do Assentamento Água da Prata ("Incra"): toda terça-feira, das 9h às 15h;
UBS do Bairro dos Moreiras: toda quarta-feira, das 9h às 12h;
UBS do Bairro Serraria: toda quinta-feira, das 8h30 às 14h.
A cidade também fará parte da mobilização nacional marcada para 13 de maio, um sábado em que unidades de saúde ficarão abertas exclusivamente para a aplicação das doses. Assim como em todo o Brasil, a campanha em Tamarana termina no dia 26 de maio.
A vacina protege contra três tipos de vírus. Para ser imunizado, é necessário apresentar o cartão do SUS e, de preferência, também a carteira de vacinação. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis têm de estar com uma declaração médica que ateste a enfermidade.
Enfermeira de epidemiologia do município, Verinha Caetano salientou que a eficácia da vacina já está devidamente comprovada e ainda explicou que a adesão dos tamaranenses à campanha evita problemas de saúde mais graves no futuro. "Esse mito que a vacina vem para agravar o quadro do paciente não tem fundamentação teórica nenhuma. A vacina tem eficiência comprovada e evita situações mais delicadas, principalmente na população idosa, porque diminui o risco de internação", afirmou ela.
Ao mesmo tempo, de acordo com a enfermeira, quem estiver com febre não deve ser vacinado. Além disso, conforme o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para aqueles que têm alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados..