Até o meio-dia desta quarta, a empresa América Latina Logística (ALL) espera concluir um desvio de 250 metros, para que o tráfego de trens possa ser restabelecido na região de Ortigueira, no Paraná, onde uma composição de dezenove vagões carregados com açúcar, álcool e óleo diesel saiu dos trilhos e pegou fogo.
A ALL, que administra a ferrovia, informou que dezoito vagões saíram ontem dos trilhos e em dezesseis deles havia pelo menos 480 mil litros de combustíveis (álcool e diesel). A carga está avaliada em cerca de R$ 450 mil. O fogo queimou 10 mil metros quadrados de vegetação rasteira, o equivalente a um campo de futebol, segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A área atingida pertence à reserva indígena Queimadas, onde vivem 400 caingangues. Nenhum índio estava por perto na hora do acidente, mas a comunidade alega que terá prejuízos na área que estava sendo preparada para plantio. Segundo o cacique Antonio Vitoriano, a situação será avaliada e não está descartado um pedido de indenização.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
De acordo com os técnicos, o descarrilamento pode ter acontecido por causa de um rompimento nos trilhos provocado pela mudança brusca na temperatura. A empresa abriu sindicância para apurar as causas do acidente e o laudo deve ficar pronto em 30 dias.
ABr