Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um banho de MPB em Curitiba

Simone Mattos - Folha do Paraná
17 jan 2001 às 11:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tão aguardada fase de MPB da 19ª Oficina de Música de Curitiba começa amanhã. Consagrada em todo o Brasil como a melhor e mais respeitada oficina de Música Popular Brasileira, o evento chega a sua nona edição consecutiva servindo de referência nacional. Nos próximos dez dias, mais de mil alunos estarão frequentando 35 diferentes cursos. Abrindo a programação, nesta noite terá início o "Circuito Off" que, como nos anos anteriores, promove shows em circuito alternativo no mesmo período das oficinas de MPB.

Desta vez o palco será o bar e espaço cultural Era Só o Que Faltava. Ao todo serão 12 shows reunindo alguns dos maiores músicos brasileiros. Entre o seleto time que passará por Curitiba nos próximos dias está Mônica Salmaso, Maurício Carrilho, Proveta, Benjamin Taubkin, Arismar do Espírito Santo e Nenê. Também irão se apresentar os curitibanos Chico Mello, Saul Trumpet e Waltel Branco, que abre a programação logo mais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele subirá ao palco acompanhado das cantoras Rogéria Holtz e Laís Mann e dos instrumentistas Helinho Brandão, Ari Lunardão, Kito Pereira, Inês Lombardi e Tião Cruz. No repertório do violonista, maestro, compositor e arranjador Waltel Branco terá destaque o seu novo disco, "Projeto Naipi", que será oficialmente lançado em março.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Tanto a programação do Circuito Off quanto a etapa de MPB da oficina encerram no dia 27 de janeiro. Até lá, muita música boa vai rolar em Curitiba. O coordenador da Oficina de MPB, Roberto Gnatalli, conta que um dos pontos altos desta edição será a realização de cinco mesas redondas que irão abordar a produção musical do século 20 e o encontro da música popular e erudita, entre outros assuntos.

Publicidade


Outra grande novidade será o "Encontro Nacional de MPB Vocal", evento inédito no Brasil e que contará com a presença de 11 renomados professores da área vocal. O grupo será coordenado pelo maestro Marcos Leite e o resultado final do trabalho deverá ser a montagem do espetáculo "Gota D"Água", de Chico Buarque e Paulo Pontes.


Um dos maiores sucessos na oficina de MPB do ano passado, o curso "Informática Aplicada à Música" será repetida nesta edição. Como quase todos os outros cursos oferecidos pelo evento, as vagas esgotaram rapidamente e muitos interessados ficaram sem conseguir realizar a matrícula.

Publicidade


Outra inovação que deverá agradar aos participantes desta edição é o curso "Prática de Conjunto de Rock", coordenado pelo veterano roqueiro Ivo Rodrigues, da banda curitibana Blindagem.


Na opinião do maestro Gnatalli, nada é mais gratificante do que a repercussão nacional do trabalho realizado na oficina de música. "Todos os anos recebemos secretários da Cultura de outras cidades que vêm até aqui para ver como fazemos a oficina", conta. Ele diz que projetos similares já foram implantados em Itajaí (SC), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Manaus (AM) e vários outros locais do País.

Publicidade


Orgulhoso, Gnatalli fala que a oficina permite momentos de reflexão sobre novas propostas de estética na música. "Esta oficina de 2001 é o primeiro evento do século nesta área. Embora seja simbólico, estamos na pole-position da MPB na área pedagógica", brinca.


Em entrevista para a Folha, Gnatalli falou ainda sobre a importância do Conservatório de MPB de Curitiba, fundado há oito anos. Hoje são 30 professores, um número crescente de alunos e uma longa história de conquistas. "O Conservatório abriu o mercado nacional da música, incentivou a pesquisa e promoveu novos grupos, como o Viola Quebrada e o Fato".

Publicidade


Para abrir oficialmente a 9ª Oficina de MPB, Roberto Gnatalli irá reger amanhã a Orquestra do Conservatório de MPB de Curitiba. O concerto terá início às 21 horas, no auditório da Reitoria.


O encerramento do evento, no dia 27, também será no teatro da Reitoria. No palco estará o Quarteto Arranca Toco, formado por Nailor Proveta (clarineta), Pedro Amorim (bandolim), Maurício Carrilho (violão) e Jorginho do Pandeiro (percussão).

Publicidade


Programação do Circuito Off:


17/1 - Waltel Branco e amigos;
18/1 - Chico Mello;
19/1 - Benjamin Raubkin, Nenê, Arismar do Espírito Santo, Walmir Gil e Sidnei Borgani;
20/1 - Tião Cruz e convidados;
21/1 - Viola Quebrada e Conjunto de Choro e Seresta;
22/1 - Saul Trumpet, Proveta, Hélio Brandão, Jeff Sabbag, Boldrini e Juca;
23/1 - Quinteto Tabajaras;
24/1 - Maurício Carrilho, Proveta e Pedro Amorin;
25/1 - Maurílio Ribeiro Quarteto;
26/1 - Mônica Salmaso;
27/1 - Noite dos metais.

Todos os shows do "Circuito Off" acontecerão no Era Só o Que Faltava (Avenida República Argentina, 1334, fone 41-342-0826), com início às 22h30 (a única exceção será no dia 21/1, quando o Viola Quebrada subirá ao palco às 21 horas). O preço dos ingressos é R$ 5,00 e R$ 3,00 para alunos da 19ª Oficina de Música de Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo