A usina hidrelétrica Itaipu Binacional abriu seu vertedouro neste domingo (21), depois de seis meses fechados. A abertura ocorreu devido ao excesso de água no lago de Itaipu, provocado pelas chuvas dos últimos dias. A vazão registrada neste domingo chegou a 414 metros cúbicos por segundo, o equivalente às Cataratas do Iguaçu em dias de cheia.
A abertura do vertedouro ocorre quando há sobra de água no reservatório para a geração de energia e torna-se um espetáculo para os visitantes. A previsão é que permaneça aberto até a próxima quarta-feira (24).
A Itaipu opera normalmente na cota 219,70 metros acima do nível do mar. A variação normal oscila entre 218,30 a 220,30 metros . Acima desse valor, geralmente há vertimento. A produção se mantém em alta para um domingo, com geração entre 10 mil e 11 milhões de megawatts.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Produção
Desde o início do ano, Itaipu já produziu até às 13h deste domingo, 37.896.021 milhões de megawatts-hora (MWh) ante 40.102.198 MWh em 2016, o melhor ano operacional da usina, quando Itaipu superou 100 milhões de MWh e bateu recorde mundial de 103 milhões de MWh.
Esse volume atenderia o consumo de eletricidade do Brasil por um mês e do Paraguai, por dois anos e meio. No ano passado, a empresa respondeu por 17% do consumo de Energia elétrica do mercado Brasileiro e 76% do Paraguaio.