Os usuários de drogas injetáveis de dois bairros de Curitiba -Parolin e Vila Torres- poderão trocar seringas usadas por novas, gratuitamente. A oportunidade faz parte de um projeto de redução de danos, que pretende diminuir o número de dependentes químicos que se contaminam com o vírus HIV ao compartilharem as seringas.
''Não queremos estimular o uso de drogas, apenas evitar que o problema se torne ainda maior'', diz um dos integrantes do Centro Paranaense de Cidadania (Cepac), Toni Reis. O Cepac é uma organização não governamental que participa da organização do projeto. Também serão distribuídos preservativos e informações sobre redução de danos.
Inicialmente serão atendidos 50 usuários de drogas injetáveis e 200 dependentes de outros tipos de drogas. Nesta quarta-feira foi iniciado o treinamento para os voluntários que trabalharão no projeto e para os funcionários das unidades de saúde que atendem esse tipo de caso.
Leia mais:
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Multinacional não prova justificava da dispensa e gestor tem demissão por justa causa revertida no Paraná
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
O projeto será desenvolvido pelo Clube de Mães em convênio com a Coordenação Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional das Drogas (UNDCP).
*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.