Os cerca de 3,8 milhões de domicílios paranaenses começam a ser visitados hoje pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Censo 2010. A pesquisa segue até o dia 31 de outubro.
O Censo investiga temas sobre os domicílios e os moradores. Informações sobre iluminação, abastecimento de água, saneamento e computador com acesso a Internet serão levantadas pelos recenseadores. Já os moradores responderão sobre escolaridade, trabalho, renda, idade, cor/raça, deficiência, entre outros.
A pesquisa deste ano trouxe algumas novidades nas perguntas e na metodologia de coleta. ''Pela primeira vez será pesquisado se crianças de até dez anos têm registro de nascimento, qual o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o retorno, se há moradores da residência que estavam fora do país e a existência de casais do mesmo sexo'', explica Sinval Dias dos Santos, chefe da unidade do IBGE no Paraná.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
O recenseador poderá ser identificado por sua vestimenta (colete e boné azuis), credencial com nome e foto e o aparelho para a coleta de dados. Ele poderá fazer a visita em horário noturno ou mesmo final de semana, de acordo com o planejamento feito para atingir todos os domicílios. Em caso de dúvida, é possível ligar para o telefone gratuito do IBGE (0800-7218181) e conferir se a pessoa é de fato um recenseador licenciado.
O questionário também poderá ser respondido pela Internet, mas apenas após a visita do recenseador que fornecerá um código para o acesso. O primeiro resultado da pesquisa será divulgado no dia 27 de novembro.
Em Londrina, 441 vão trabalhar
Em Londrina o Censo 2010 está sendo realizado por 441 recensadores cadastrados, que até o fim de outubro deverão ter um panorama populacional do município de 510.707 habitantes, segundo dados da última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A expectativa é que a coleta dos dados seja muito mais rápida do que em anos anteriores devido a informatização de todo o sistema. A coordenadora de área responsável por Londrina Angela Maria Barbosa, acredita que com as novas abordagens o censo está mais completo. ''Agora os recensiadores usarçao um computador que deixa tudo mais rápido e o questionário está mais inteiro''.
A primeira casa a ser visitada na cidade seria a do prefeito Barbosa Neto durante a manhã de hoje, dando início aos trabalhos do IBGE no município. (Vinícius Fonseca/Reportagem Local)