Depois de 72 horas sem registros, voltaram a surgir casos de meningite viral em Ponta Grossa. Mais três crianças infectadas foram internadas na noite de sexta para sábado no Hospital da Crianças. E no sábado pela manhã outra criança foi hospitalizada. Submetida aos exames, a equipe médica aguardava o resultado para confirmar o diagnóstico.
A diretora clínica do Hospital da Criança, Maria Angélica Menezes Schwltz, lembra que com esses novos casos, sobe para 27 o número de crianças infectadas em Ponta Grossa com meningite viral. Durante todo o ano passado, foram registrados 59 casos.
A meningite é a inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por diversos agentes como vírus, bactérias, fungos e protozoários. A meningite viral, que está ocorrendo na cidade, está atacando crianças de 2 a 9 anos.
Leia mais:
Com desconto ofertado de 26,60%, CCR arremata Lote 3 do pedágio do Paraná
Prêmio Queijos do Paraná está com inscrições abertas
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
A Secretaria Municipal de Saúde está investigando os casos para ver se existe alguma característica em comum entre as crianças infectadas. Os médicos desconfiam que o vírus causador da doença esteja se espalhando pela água contaminada. Isso porque, diferente do que acontece com a meningite bacteriana, que se espalha no inverno, a meningite viral dificilmente é transmitida pelo ar.
Além da diferença na transmissão, a meningite viral tem consequências bem mais suaves que a bacteriana. Dificilmente ela deixa sequelas ou leva à morte. Os sintomas, no entanto, são os mesmos: dor de cabeça, dificuldade para movimentar a cabeça, febre alta e vômito.
Segundo a diretora clínica do Hospital da Criança, 99,9% dos casos estão evoluindo bem. Os médicos suspeitam que doença esteja sendo provocada por um enterovírus, que está presente no intestino humano e por isso, a falta de higiene pessoal também seria um importante meio transmissor da doença.