O Depen (Departamento Penitenciário do Estado do Paraná) assumiu nesta terça-feira (4) o controle sobre a carceragem que funciona adjunta à delegacia de Cambé (região metropolitana de Londrina). Até então, a delegacia e a carceragem - onde deveriam ficar apenas presos provisórios - eram administrados pela Polícia Civil em colaboração com agentes penitenciários.
Segundo Reginaldo Peixoto, coordenador regional do Depen, a medida não se deu em virtude das tentativas de fuga recentemente ocorridas na unidade.
Como noticiado pelo Portal Bonde, a Cadeia Pública de Cambé possui problemas de superlotação: na ala principal, projetada para 32 presos, havia 159 nesta segunda-feira (3).
Leia mais:
Suposta candidata fala que comprou 1.000 votos, recebeu só 29 e pede devolução em Pix
Homem que seria de quadrilha especializada em roubos em rodovias morre em confronto com a PRE em Floresta
PF prende general Braga Netto, vice de Bolsonaro, por atrapalhar investigação
Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas
Após publicarem um vídeo apontando questões críticas dentro da unidade, houve uma tentativa de fuga em massa, na qual apenas dois presos obtiveram êxito.
Peixoto também afirma que, em cooperação com entidades municipais, a delegacia mudará de endereço. No prédio em que funciona a carceragem, já são estudadas mudanças estruturais e organizacionais, como a instituição de uma equipe de acompanhamento jurídico e o estabelecimento de medidas de remição de pena, com oportunidades de estudo e de trabalho na unidade.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.