Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Remanejamento de delegados

Distritos policiais com presos terão atenção especial em Londrina

Auber Silva - Redação Bonde
09 set 2015 às 15:15

Compartilhar notícia

- Celso Pacheco/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Costumeiramente problemáticos, os três distritos policiais de Londrina que abrigam presos terão, a partir de agora, atenção exclusiva de um delegado titular. Encabeçada pela chefia da 10ª Subdivisão Policial, a medida foi aprovada pela Divisão Policial do Interior (DPI) em resolução publicada no Jornal Oficial do Estado da última sexta-feira (4). Têm carceragem os 3º, 4º e 5º distritos.

Para alocar os titulares foi necessária uma readequação do quadro da Polícia Civil de Londrina. Até então delegado interino do 4º Distrito Policial (DP), Edgard Hildebrand Soriani passa a ser chefe da unidade. Titular do 2º Distrito, José Arnaldo Peron Martins foi nomeado delegado chefe da Delegacia de Trânsito e também irá responder, cumulativamente, pelo 2º, onde não há presos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Acácio Gonzaga de Azevedo será titular da Delegacia do Adolescente e continuará comandando, paralelamente, o 6º Distrito, do qual era delegado exclusivo até então - as duas unidades ficam praticamente na mesma avenida, a Adhemar Pereira de Barros, às margens do lago Igapó. Já William Douglas Soares, que chefiava a Delegacia do Adolescente, deixará a função para se dedicar exclusivamente ao 3º Distrito Policial, que atualmente conta com 80 detentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Parceria entre 26 estados

PCPR prende 134 pessoas em operação nacional contra a exploração e abuso infantil

Imagem de destaque
Maior apreensão do ano

PCPR e PMPR localizam 681 quilos de cocaína em Piraquara

Imagem de destaque
Empresário foi morto

Celulares de delator do PCC foram resetados após apreensão pela polícia em 2022

Imagem de destaque
Preso em Diamante do Sul

Homem condenado por matar a esposa é preso 24 anos após o crime no Paraná


"Além de ser uma reivindicação antiga dos delegados de Londrina, senti a necessidade de fazer essa adequação logo depois que cheguei à cidade", afirma o delegado chefe da 10ª Subdivisão Policial, Sebastião Ramos dos Santos Neto, no cargo desde o final de abril.

Publicidade


O histórico recente das delegacias com presos explica a preocupação: no final de julho, 64 presos escaparam do 4º Distrito após renderem um policial de plantão. Um mês antes, os detentos aproveitaram o barulho de um avião para quebrar a parede da cela. Dois conseguiram fugir. Em abril, dois homens tentaram invadir o mesmo DP, mas foram presos.


Em relação ao 5º, outro incidente parecido foi registrado em maio: um adolescente trocou tiros com os investigadores ao tentar pular o muro da delegacia. Seu comparsa conseguiu fugir.

Publicidade


No 3º DP, ocupado exclusivamente por mulheres, detentas queimaram roupas e colchões em janeiro passado.


Inquéritos de trânsito

No caso da Delegacia de Trânsito, a nomeação de um titular se deve à necessidade de agilizar a tramitação dos inquéritos. "Londrina cresceu muito e tem muitos veículos. O volume de investigações sobre acidentes tem aumentado além da nossa capacidade. Com um delegado titular, a intenção é atender mais rapidamente todos os processos", explica Ramos. Segundo ele, uma inspeção ainda será feita na delegacia, mas já é possível dizer que boa parte dos inquéritos está "muito atrasada".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo