Costumeiramente problemáticos, os três distritos policiais de Londrina que abrigam presos terão, a partir de agora, atenção exclusiva de um delegado titular. Encabeçada pela chefia da 10ª Subdivisão Policial, a medida foi aprovada pela Divisão Policial do Interior (DPI) em resolução publicada no Jornal Oficial do Estado da última sexta-feira (4). Têm carceragem os 3º, 4º e 5º distritos.
Para alocar os titulares foi necessária uma readequação do quadro da Polícia Civil de Londrina. Até então delegado interino do 4º Distrito Policial (DP), Edgard Hildebrand Soriani passa a ser chefe da unidade. Titular do 2º Distrito, José Arnaldo Peron Martins foi nomeado delegado chefe da Delegacia de Trânsito e também irá responder, cumulativamente, pelo 2º, onde não há presos.
Acácio Gonzaga de Azevedo será titular da Delegacia do Adolescente e continuará comandando, paralelamente, o 6º Distrito, do qual era delegado exclusivo até então - as duas unidades ficam praticamente na mesma avenida, a Adhemar Pereira de Barros, às margens do lago Igapó. Já William Douglas Soares, que chefiava a Delegacia do Adolescente, deixará a função para se dedicar exclusivamente ao 3º Distrito Policial, que atualmente conta com 80 detentos.
Leia mais:
PCPR prende 134 pessoas em operação nacional contra a exploração e abuso infantil
PCPR e PMPR localizam 681 quilos de cocaína em Piraquara
Celulares de delator do PCC foram resetados após apreensão pela polícia em 2022
Homem condenado por matar a esposa é preso 24 anos após o crime no Paraná
"Além de ser uma reivindicação antiga dos delegados de Londrina, senti a necessidade de fazer essa adequação logo depois que cheguei à cidade", afirma o delegado chefe da 10ª Subdivisão Policial, Sebastião Ramos dos Santos Neto, no cargo desde o final de abril.
O histórico recente das delegacias com presos explica a preocupação: no final de julho, 64 presos escaparam do 4º Distrito após renderem um policial de plantão. Um mês antes, os detentos aproveitaram o barulho de um avião para quebrar a parede da cela. Dois conseguiram fugir. Em abril, dois homens tentaram invadir o mesmo DP, mas foram presos.
Em relação ao 5º, outro incidente parecido foi registrado em maio: um adolescente trocou tiros com os investigadores ao tentar pular o muro da delegacia. Seu comparsa conseguiu fugir.
No 3º DP, ocupado exclusivamente por mulheres, detentas queimaram roupas e colchões em janeiro passado.
Inquéritos de trânsito
No caso da Delegacia de Trânsito, a nomeação de um titular se deve à necessidade de agilizar a tramitação dos inquéritos. "Londrina cresceu muito e tem muitos veículos. O volume de investigações sobre acidentes tem aumentado além da nossa capacidade. Com um delegado titular, a intenção é atender mais rapidamente todos os processos", explica Ramos. Segundo ele, uma inspeção ainda será feita na delegacia, mas já é possível dizer que boa parte dos inquéritos está "muito atrasada".