Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Maus tratos

Em Curitiba, 43 cachorros são resgatados de canil clandestino

João Ker
Agência Estado
20 mar 2019 às 14:44

Compartilhar notícia

- Divulgação/Polícia Civil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Agentes da prefeitura de Curitiba resgataram na manhã de terça-feira, dia 19, 43 cachorros mantidos em condições de insalubridade e maus tratos, em um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, na capital paranaense. O responsável pelo canil foi multado em R$ 21 mil e responderá por crime ambiental, de acordo com a Lei 9.605/98.

Segundo Edson Evaristo, diretor de pesquisa e conservação da fauna da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, a denúncia sobre o canil foi recebida em fevereiro pelo órgão. Há cerca de duas semanas, agentes da Rede de Proteção Animal foram investigar o local e encontraram resistência por parte do acusado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O cidadão até recebeu a equipe, mas não deixou que a vistoria fosse feita da forma necessária. A partir daí começamos a suspeitar que a denúncia era verdadeira, até porque quem deve, não teme", disse Evaristo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Um homem foi preso

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 200 quilos de cocaína na região de Londrina

Imagem de destaque
Motorista fugiu

Polícia Rodoviária Estadual apreende maconha em carro após perseguição em Sertaneja

Imagem de destaque
Crimes de estelionato

Anuário de Segurança indica os dias e os horários preferidos pelos golpistas no Paraná

Imagem de destaque
Em outubro

Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido


Após a primeira tentativa, os agentes da secretaria firmaram uma parceria operacional com a Polícia Civil e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Chegando novamente ao local, encontraram animais confinados em baias pequenas, insalubres, sem acesso à luz solar e em condições de maus tratos.

Publicidade


"Muitos dos filhotes tinham lesões de pele e parece que as fêmeas eram usadas repetidamente para a procriação, sem qualquer tipo de aporte nutricional ou médico", explicou Evaristo, citando que uma cadela específica apresentava cicatrizes recentes de um procedimento cirúrgico na barriga.


Divulgação/Polícia Civil
Divulgação/Polícia Civil


Parceria

Publicidade


Evaristo disse que, desde fevereiro, a secretaria tem feito ações conjuntas com a Polícia Civil de Curitiba, o que ajuda a agilizar as apurações de denúncias e os resgates de animais silvestres e domésticos. "Dessa forma, cobrimos o lado administrativo e criminal de cada caso. É uma parceria bem intensa", conta. Ele ainda frisa que, na capital paranaense, é proibida qualquer forma de criação comercial de animais.


Outra parceria vital para a operação foi com a ONG Somos Amigos dos Animais, que tem ajudado no acolhimento e realocação dos 43 cães resgatados. A organização também tem tratado os filhotes, já que muitos apresentam sequelas físicas e psicológicas do confinamento no canil clandestino.

"Infelizmente, acontecem muitos casos de maus tratos e abandono", apontou Evaristo. Ele também fez um apelo para os compradores de filhote: "Sempre incentivamos a adotar e não a comprar. Mas, se a pessoa ainda assim quiser comprar, a gente aconselha a investigar a procedência do filhote, do canil e exigir nota fiscal. Às vezes, você vê o filhote em uma vitrine, mas não sabe que a situação dos pais é muito mais complicada".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo