O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (21) a convocação de mais 2.897 candidatos aprovados em concursos públicos para policial militar e delegado civil. São 2.222 policiais militares, 609 bombeiros militares e 66 delegados de polícia.
"Assumi o governo do Paraná com o menor efetivo per capta de policiais do Brasil. Isso era inadmissível para um estado grande como o Paraná. Por isso, fizemos a maior contratação de policiais da história do Estado", disse o governador.
Os candidatos militares iniciarão já no começo do ano o Curso de Formação de Soldados, que tem duração de nove meses. Já os delegados tomarão posse em janeiro e começam o curso no exercício da função.
Leia mais:
Homem condenado por estupro contra própria enteada é preso em Maringá
Homem é preso ao ser flagrado com 26 pés de maconha que plantou no quintal em Cambira
Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, afirmou que a contratação dos novos profissionais irá melhorar o policiamento nas ruas e intensificar as operações policiais contra crimes patrimoniais. "Essa é nossa prioridade no momento, já que conseguimos reduzir e estabilizar os homicídios no Paraná. Queremos um policiamento ostensivo e preventivo", enfatizou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, explicou que o efetivo de policiais militares será distribuído para atuar em todas as regiões do Estado. A prioridade será das regiões de Curitiba e Oeste.
Os 66 novos delegados fazem parte da segunda turma do concurso. Outros 66 foram chamados em junho de 2014.