Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Homens invadem delegacia para liberar presos

Redação - Folha do Paraná
23 jul 2001 às 16:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre cinco e oito homens fortemente armados com pistolas invadiram na noite de domingo a Delegacia de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) e libertaram 16 dos 52 presos que estavam no local. Eles renderam os dois plantonistas e anunciaram que integravam o Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa nascida em São Paulo

No mês passado, o PCC comandou a rebelião na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara. Desta vez, os bandidos estavam atrás do preso Edson Luiz Gonçalves, autuado na semana passada por roubo de veículos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na fuga os presos acabaram espancando o policial Adenir Luiz Moreira, que teve ferimentos por todo o corpo e foi encaminhado para o pronto-socorro do Hospital Universitário Evangélico (HUE). Moreira foi liberado e passa bem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Transição

Gerson Guariente cita preocupação com licitação de uniformes escolares em Londrina

Imagem de destaque
Crime ocorreu em 9 de novembro

Homicídio de vereador de Salto do Itararé tem inquérito finalizado pela Polícia Civil

Imagem de destaque
Vida de luxo na internet

Influenciadores são alvos de operação da PF contra importações ilegais

Imagem de destaque
Em Iretama

Delegado do PR é denunciado por usar viatura como carro particular e cartão corporativo para abastecer


Dos 16 detentos que fugiram, apenas um foi recapturado. Os investigadores estavam revoltados. Um deles, que não quis ser identificado, disse que é inadmissível que o governo do Estado não perceba o crime que se comete ao colocar tantos presos num mesmo lugar. A capacidade máxima da cadeia de Pinhais é de 16 presos. "É a lei da matemática. Não cabem tantos presos num mesmo lugar", afirmou.

Publicidade


O delegado Edmundo Hasselmann ficou contabilizando os prejuízos. Foi feita uma varredura nas proximidades da delegacia para tentar localizar os demais presos por policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Tático Integrado de Grupo de Resgate Especial (Tigre) e Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone).


Na delegacia foram arrebentadas portas e cadeados. "Eles agiram com muita violência. Eles chutaram nossos policiais, deram marretadas. Tenho que remover os presos daqui para iniciar uma reforma", afirmou o delegado.

Publicidade


A suspeita é de que o grupo de resgate de presos tenha vinculação com um casal preso na semana passada em Pinhais. O fugitivo Menegildo de Oliveira e Alessandra Jociane Moreira, ambos presos por porte ilegal de armas. Na sexta-feira, o delegado teria recebido uma informação de que haveria resgate de presos para recuperação do casal. Ele se antecipou e removeu Menegildo para um distrito de Curitiba e Alessandra para o 9º Distrito, no bairro Santa Quitéria.


Na noite de domingo, quatro plantonistas estavam escalados em Pinhais, quando o delegado teria recebido um telefonema do 9º Distrito dizendo que Alessandra estava muito mal de saúde e que precisava de atendimento médico imediato. "Como ela era presa de minha responsabilidade, pedi para que dois plantonistas a acompanhassem no Hospital de Clínicas. Neste intervalo foi que tudo aconteceu", relatou.

Os dois presos serão chamados e ouvidos em inquérito policial instaurado em Pinhais para apurar as circuntâncias do resgate de presos. Um procedimento administrativo também foi aberto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo