A experiência pela qual o Brasil passou nesta quinta-feira (07) é recorrente em outros países, especialmente nos Estados Unidos e muitas vezes a violência explode por conta de problemas de relacionamento nos bancos escolares - o bullying.
Veja os dez maiores casos de violência no mundo no interior de escolas:
1- Blacksburg, EUA – 16/04/2007 - 32 mortes
Leia mais:
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Homem condenado por estupro contra própria enteada é preso em Maringá
Homem é preso ao ser flagrado com 26 pés de maconha que plantou no quintal em Cambira
Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima
O estudante sul-coreano Cho Seung-hui entrou em um alojamento do Instituto Politécnico da Universidade Estadual de Virgínia e atirou em duas pessoas. Momentos depois, voltou ao campus e matou outras trinta pessoas que estavam em salas de aula.
2- Dunblane, Escócia – 13/03/1996 - 17 mortos
Armado com quatro revólveres, o vendedor desempregado Thomas Hamilton invadiu o ginásio da Dunblane Primary School e matou 16 crianças que tinham entre 5 e 6 anos e uma professora, antes de se suicidar.
3- Erfurt, Alemanha – 26/04/2002 - 16 mortos
Depois de ser expulso da escola, o jovem Robert Steinhäuser, 16 anos, invadiu o local e atirou contra alunos e funcionários. O massacre matou treze professores, dois alunos e um policial e terminou com o suicídio do atirador.
4- Winnenden, Alemanha – 11/03/2009 - 15 mortos
Um ex-aluno entrou na escola Albertville encapuzado e abriu fogo contra os estudantes. Nove alunos e três professores foram mortos pelo atirador, que deixou o local dirigindo um carro. Durante a fuga, matou outras três pessoas, entre elas dois pedestres. O criminoso foi morto em uma troca de tiros com a polícia.
5- Montreal, Canadá – 6/12/1989 - 14 mortos
Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma classe da Escola Politécnica de Montreal armado com um revólver. Depois de separar os estudantes por sexo, ele abriu fogo contra 14 mulheres. Lepine se suicidou.
6- Littleton, EUA – 20/04/1999 - 13 mortos
Dois estudantes da Columbine High School atiraram contra alunos e funcionários. Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, planejaram o ataque. Doze alunos e um professor foram mortos. Depois, os dois se mataram.
7- Austin, EUA – 1º/08/1966 - 13 mortos
Um dia depois de matar a mãe e a mulher, o ex-fuzileiro naval Charles Whitman subiu na torre da Universidade do Texas e atirou contra os estudantes, matando treze pessoas. Ele foi atingido por policiais.
8- Rio de Janeiro, Brasil – 7/04/2011 - 12 mortos
O ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira entrou na escola municipal Tasso da Silveira carregando dois revólveres e muita munição. Ele matou doze estudantes. O ataque cessou quando o atirador foi alvejado por um policial e se matou.
9- Paducah, EUA – 1º/12/1997 - 11 mortos
O adolescente Michael Carneal, de 14 anos, matou 11 estudantes em uma escola no Kentucky. Cerca de 40 estudantes estavam de mãos dadas fazendo uma oração quando começaram os disparos.
10- Kauhajoki, Finlândia – 23/09/2008 - 10 mortos
O estudante Matti Juhani Saari entrou armado na Escola de Hotelaria de Kauhajoki e matou nove alunos e um professor. Ele atirou em si mesmo e morreu mais tarde no hospital.
(Com informações da Veja)