Quinze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Londrina na manhã desta segunda-feira (31) em uma operação nacional da Polícia Federal que acontece simultaneamente em 19 estados. Também há 14 mandados de prisão que devem ser cumpridos ainda nesta manhã.
Para o Paraná, foram expedidos 72 mandados de busca e apreensão e 101 de prisão. Estima-se que 32 detentos do estado estejam envolvidos com os crimes investigados pela operação.
Segundo o órgão, a operação, deflagrada com apoio da Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), investiga os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro praticados por facções criminosas em todo o Brasil. A primeira fase do inquérito descobriu que o grupo possuía um "Setor de Progresso" que era responsável por lavar o dinheiro recebido pelo grupo através da venda de drogas. O "Setor de Ajuda" auxiliava no encaminhamento desse dinheiro para contas bancárias da facção (muitas em nome de "laranjas") e realizava os pagamentos ao membros que estão dentro dos presídios.
Leia mais:
Homem condenado por estupro contra própria enteada é preso em Maringá
Homem é preso ao ser flagrado com 26 pés de maconha que plantou no quintal em Cambira
Promotores acusam juíza de cometer abusos em investigação relacionada a Gusttavo Lima
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Foram identificados 210 detentos de presídios federais que integrariam o alto escalão do grupo criminoso, os quais recebiam valores mensais do grupo em virtude do cargo ocupado ou por terem cumprido tarefas solicitadas pelos líderes, como, por exemplo, a execução de servidores públicos.
Em todo o país, cerca de 1.100 policiais federais estão envolvidos na operação. Ao todo, são 623 mandados, sendo 422 de prisão e 201 de busca e apreensão, distribuídos pelos 19 entes federados. Todas as ordens foram expedidas pela 2ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte/MG.
Até a conclusão desta reportagem, o órgão ainda não havia contabilizado quantos mandados de prisão foram cumpridos.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.