A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (13) uma operação para prender uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. Foram expedidos 31 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão que estão sendo cumpridos no Amazonas, em Minas Gerais, Roraima e Santa Catarina. Além de tráfico de drogas, o grupo praticava lavagem de dinheiro. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com nota divulgada no site da Polícia Federal, as investigações começaram em 2005, quando a polícia do Reino Unido comunicou ao Brasil a prisão, na Bélgica, de um cidadão inglês que transportava cocaína. Ele faria parte de uma quadrilha que tinha como base o estado do Amazonas.
A nota informa também que os policiais descobriram que a quadrilha transportava a cocaína da Colômbia e da Venezuela para Manaus. O transporte era feito de carro, pela BR-174, ou em balsas. Posteriormente, a droga era levada para a região sudeste. Ao longo da investigação, a Polícia Federal prendeu 36 pessoas e apreendeu cerca de meia tonelada de cocaína.
Leia mais:
Novos deslizamentos interditam completamente a BR-277 na Serra da Esperança, em Guarapuava
Pai é preso por agredir filha de nove meses no Noroeste do Paraná
Operação 'Little Mouse', da PF, mira empresas de rastreamento veicular em Londrina
‘Gerente’ do tráfico na zona norte de Londrina é preso em flagrante
Do total de mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal, dez terão como alvos pessoas que já estão detidas em presídios do Amazonas, Minas Gerais e Rondônia.
Na ação de hoje, os policiais realizam também o seqüestro de bens que foram adquiridos com dinheiro do tráfico de drogas, como panificadoras, frigoríficos, hotéis e lan-houses. Também foi pedido à Justiça o bloqueio das contas bancárias usadas pela quadrilha.
A operação é chamada de Naciente. Segundo a Polícia Federal, o nome faz referência ao local onde a cocaína comercializada pela quadrilha era produzida.