A Polícia Federal de Caxias do Sul deflagrou nesta quinta-feira (3), a Operação Merlot, com o objetivo de prender uma quadrilha especializada na falsificação e venda de moeda falsa de 100, 50 e 20 reais. Cinco pessoas foram presas e foi apreendida grande quantidade de cédulas falsas, além equipamentos e materiais destinados à contrafação de moeda nacional.
A quadrilha era formada por cinco pessoas, três homens e duas mulheres. Além disso, evidenciou-se que um casal do grupo atuava no tráfico de drogas, utilizando o apartamento onde moravam como "boca de fumo". O casal teve, ainda, participação em crime de latrocínio que restou baleada na coluna uma criança de apenas 7 meses de idade, o que resultou na condenação deles.
A investigação iniciou-se em 25 de fevereiro deste ano, a partir de denúncias de que um dos membros, residente no município de Caxias do Sul (RS), estaria efetuando a venda de notas falsas na cidade.
Leia mais:
Homem morre em confronto com a PM durante cumprimento de mandado de prisão em Cambé
Homem denunciado por estupro contra adolescente de Cornélio é preso no Amapá
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Adolescente de 17 anos é encontrado morto a tiros em plantação de Sertanópolis
Outro integrante já havia sido preso em flagrante no dia 8 de setembro de 2006, com 106 notas falsas. A quadrilha vinha atuando em Caxias do Sul há pelo menos um ano, com ramificação no Paraná, onde uma mulher foi presa na cidade de Paranavaí.
De 2008 até a presente data, a Delegacia de Polícia Federal em Caxias do Sul instaurou 202 inquéritos de moeda falsa. No Estado do Rio Grande do Sul, aproximadamente, 1650 inquéritos instaurados desde 2008.
Em primeira análise as falsificações realizadas por essa quadrilha são responsáveis por, aproximadamente, 240 inquéritos policiais.
Além das pessoas presas na data de hoje, no decorrer das investigações uma já havia sido presa em flagrante e outras identificadas, as quais serão oportunamente indiciadas e interrogadas.