Cerca de 160 policiais federais e 65 auditores da Receita Federal cumprem hoje nove mandados de prisão temporária e 32 mandados de busca e apreensão, nos Estados do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, como parte da Operação Pódium.
O objetivo da ação é apurar suposto esquema de sonegação fiscal, crimes contra o sistema financeiro e corrupção de agentes públicos engendrado por dirigentes da Federação Cearense de Automobilismo, em conluio com grandes grupos empresariais do Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Operação Pódium é o resultado de dois anos de investigações da Polícia Federal, com apoio da Receita Federal no Ceará, que constataram que a Federação Cearense de Automobilismo teria sido utilizada como depositária de recursos de R$ 35 milhões, provenientes do caixa de empresas do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo dos anos de 2005 a 2008.
Leia mais:
PCPR prende 134 pessoas em operação nacional contra a exploração e abuso infantil
PCPR e PMPR localizam 681 quilos de cocaína em Piraquara
Celulares de delator do PCC foram resetados após apreensão pela polícia em 2022
Homem condenado por matar a esposa é preso 24 anos após o crime no Paraná
Elas usavam o falso pretexto de patrocínio ao ex-presidente da entidade recreativa, a qual era utilizada apenas como trampolim dos recursos. Os valores retornavam em benefício das empresas, para pagamento de propinas a agentes públicos ou evasão de divisas.