A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), em Londrina, a Operação Simulação - 2ª Fase, para cumprir 20 mandados de busca e apreensão.
Desse total, 15 estão em cidades na circunscrição da Delegacia de Polícia Federal em Londrina, um em Foz do Iguaçu, dois em Maringá e um em Ourinhos/SP, contra três grupos criminosos atuantes na região.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Londrina e as investigações apuram os crimes de descaminho, contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A Operação teve início no primeiro semestre de 2023.
Leia mais:
Homem é preso em flagrante acusado de agredir e roubar bolsa de idosa em Arapongas
Polícia Militar prende na região de Apucarana quadrilha acusada de furtar gado
Polícia Rodoviária Federal informa a liberação da BR-277, na Serra da Esperança, em Guarapuava
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
De acordo com o apurado pela Polícia Federal, o modus operandi dos grupos criminosos consistia em realizar diversos deslocamentos até a região da tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) e importar grande quantidade de produtos de forma ilegal.
Para isso, os grupos criminosos utilizavam ônibus de turismos e passageiros como “laranjas” de modo a dissimular a propriedade dos produtos.
Foram realizados diversos deslocamentos semanais durante os últimos cinco anos.
Apenas em mercadorias apreendidas e contabilizadas pertencentes aos grupos criminosos, chegou-se ao valor de R$ 8.762.127,97. Também foi autorizado o sequestro judicial, o bloqueio e a indisponibilidade de bens no valor de mais de R$ 4 milhões.