Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
10ª de Curitiba

Polícia ocupa bairro Cajuru para instalação de UPS

Mariana Franco Ramos - Redação Bonde
13 out 2012 às 10:36

Compartilhar notícia

Subcomandante-geral da PM acompanhou o lançamento da operação - Chuniti Kawamura/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Vila Trindade, no bairro Cajuru, em Curitiba, recebe na manhã deste sábado (13) a 10ª Unidade Paraná Seguro (UPS) do Paraná. Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Cesar Alberto Souza, 150 policiais militares e 27 guardas municipais participam da chamada "ação de congelamento", que começou por volta das 7h da manhã.

Na próxima terça-feira (16), a base fixa será inaugurada oficialmente pelo Governo do Estado. "Mas a ideia é manter o efetivo até segunda-feira da semana que vem, para dar um apoio aos policiais que fazem o policiamento comunitário. Queremos que eles tenham tempo de visitar todo o comércio e conhecer as lideranças da região", afirmou o coronel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na sequência, a exemplo do que ocorreu nas outras UPSs, 40 policiais militares devem permanecer no local, para fazer o policiamento de forma fixa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Parceria entre 26 estados

PCPR prende 134 pessoas em operação nacional contra a exploração e abuso infantil

Imagem de destaque
Maior apreensão do ano

PCPR e PMPR localizam 681 quilos de cocaína em Piraquara

Imagem de destaque
Empresário foi morto

Celulares de delator do PCC foram resetados após apreensão pela polícia em 2022

Imagem de destaque
Preso em Diamante do Sul

Homem condenado por matar a esposa é preso 24 anos após o crime no Paraná


De acordo ccom a PM, a ação no Cajuru possui um diferencial em relação às anteriores. "Empregamos aqui um efetivo da Companhia de Cães (Canil), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), para contribuir, por meio do faro, com os policiais na localização de drogas e foragidos", explicou o subcomandante.

Publicidade


A escolha do local se deve aos altos índices de violência. O Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou uma taxa de homicídios no Cajuru de 37,42 para cada 100 mil habitantes. Segundo Souza, a PM registrou, de janeiro a 30 de setembro deste ano, 36 homicídios dolosos no bairro. Os principais crimes, além de homicídio, são furto, roubo e lesão corporal.

Primeiras ações
– No início da manhã, três pessoas foram presas durante a operação. "Os policiais que estavam na região encontraram 400g de maconha e, na continuidade da ação, constataram que eram na verdade 800g da droga, mais 1kg de cocaína 1 kg de crack. Dois rapazes e uma moça foram autuados em flagrante", afirma o coronel.


Os presos e a droga foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac/Sul).

Publicidade


Expansão - Com o Cajuru, o Governo do Estado alcança a meta de dez unidades prometidas para a capital paranaense neste ano. As vilas Sandra, Sabará, Verde, Caiuá e Nossa Senhora da Luz – todas na CIC – e os bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado e Tatuquara já receberam UPSs.


Até a primeira quinzena de novembro, as cidades de Londrina e Cascavel também devem ganhar unidades. O governo prevê, ainda, a expansão das ações para Foz do Iguaçu.

O projeto das UPSs é similar ao da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. No Paraná, porém, não há participação do Exército, e sim das Polícias Militar e Civil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo