Polícia

Polícia prende quadrilha que atuava em presídios do PR

31 dez 1969 às 21:33

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) desmontou uma quadrilha que teria ligação com detentos de presídios do Paraná. A operação, em parceria com o setor de Inteligência do Departamento Penitenciário (Depen), resultou na prisão de 22 pessoas pelos crimes de porte ilegal de armas, tráfico de drogas, homicídio e roubo em Curitiba, Região Metropolitana e cidades do interior do Estado.

As prisões foram realizadas pelo Cope, desde março deste ano, e o último integrante foi detido pela polícia na quarta-feira (30). Marco Aurélio Adriano da Silva, 29 anos, considerado o líder do grupo, foi preso em Shangrilá, no litoral do Paraná.


A polícia apreendeu com o grupo 750 quilos de drogas (maconha, cocaína e haxixe), 10 armas de fogo e cinco carros roubados.


A operação foi batizada de Panoptico, em virtude de um antigo sistema de vigilância de celas utilizadas na Inglaterra, onde os detentos sempre tinham a sensação de estarem vigiados, sem saber de onde vinha essa vigilância.

De acordo com o delegado-titular do Cope, Miguel Marcelo Stadler, essa foi uma das principais operações deste ano. "Não prendemos apenas o líder desta quadrilha, mas também desarticulamos uma das maiores organizações criminosas que atuavam no Estado, com ramificações em São Paulo e Rio de Janeiro, para onde foram encaminhados carregamentos de drogas, segundo apuramos nas investigações. Esse foi um excelente trabalho da Polícia Civil do Paraná", finalizou Stadler.


Continue lendo