Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Filiação de Mara Boca Aberta

Após descumprir resolução, comissão provisória do Podemos de Londrina é destituída

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
11 abr 2024 às 09:45
- Arquivo/Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A comissão provisória do Podemos de Londrina, que tinha o vice-prefeito João Mendonça como presidente, foi destituída pela executiva estadual. A decisão envolve a filiação da vereadora Mara Boca Aberta e do seu filho Guilherme Petriv.


À FOLHA, o presidente estadual do Podemos, Gustavo Castro, afirma que a destituição ocorreu porque a comissão de Londrina descumpriu uma resolução que determina a consulta da executiva estadual quando há o pedido de filiação “de algum mandatário ou pessoa de notório conhecimento público”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vereadora se filiou nos últimos momentos da janela partidária, após ter enfrentado dificuldade para encontrar uma nova sigla na cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apuração de denúncia

Mara Boca Aberta será ouvida pela Comissão Processante nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Eleições municipais

Nova regra do Tribunal Superior Eleitoral pode ampliar formas de campanha

Imagem de destaque
Pré-candidato

Tiago Amaral comenta sobre ‘desenvolvimento humano e econômico’ para Londrina

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba


“O que acontece é que a executiva estadual não foi consultada sobre o pedido de filiação da vereadora Mara Boca Aberta e também do seu filho Guilherme Petriv. Isso é um descumprimento da resolução muito importante para a gente”, alega Castro. 

Publicidade


“Dessa forma, tanto a executiva municipal foi destituída quanto as filiações da Marly [de Fátima] Ribeiro, a Mara Boca Aberta, e de seu filho, foram também desfeitas. As filiações foram desfeitas e a Justiça Eleitoral comunicada a fim de que a filiação anterior deles continue valendo.”


Por outro lado, Mendonça afirma que só teve conhecimento da resolução do partido "depois do acontecido", e que isso não justifica o movimento da executiva estadual. O vice-prefeito também pontua que "muita coisa não foi explicada" quando ele se filiou ao Podemos, e que apoiou a entrada de Mara na legenda.

Publicidade


"O partido é uma coisa plural, uma coisa pública, e depois que a pessoa se presta a entrar em um partido, ela vai trabalhar pelo partido”, pontuando que a agremiação precisa ser feita de forma aberta, e não “fechada para o grupo que eu quero escolher”. 


Mendonça ainda acrescenta que a comissão provisória tinha validade até novembro deste ano e que não vê motivos para a destituição. 


“Afinal de contas, o Podemos praticamente não existia em Londrina, de repente o vice-prefeito da cidade se filia, de repente eles ganham um deputado. O partido cresceu um pouquinho na cidade, com muito trabalho, com muita perseverança”.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Comissão provisória do Podemos de Londrina é destituída
A comissão provisória do Podemos de Londrina é destituída pela executiva estadual após descumprimento de resolução. Vereadora Mara Boca Aberta e seu filho são desfiliados.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade