Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Na segunda-feira

Assembleia Legislativa retoma votação de projetos no dia 19 de fevereiro

Reportagem Local
14 fev 2024 às 10:15
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após voltar do recesso na segunda-feira (5), a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) só retoma a votação de projetos na próxima segunda-feira (19). Em função do Carnaval, não houve sessões nesta semana. 


E um dos seis itens da pauta da sessão plenária é o projeto de lei 679/2023 que propõe conferir a Inácio Martins o título de capital do Pinhão. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A iniciativa é dos deputados Alexandre Curi e Artagão Junior, ambos do PSD, que justificam a produção e a importância do produto para o município: Inácio Martins produz cerca de 700 toneladas anuais é o maior produtor de pinhão do Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Histórico

TSE tem duas ministras negras na bancada do plenário pela primeira vez na história

Imagem de destaque
Ministro Marques

Relator libera processos que podem levar Moro à cassação para julgamento no TSE

Imagem de destaque
Texto segue para o Senado

Caso Joca: Câmara dos Deputados aprova PL que exige oferta de serviço para rastrear pets em voos

Imagem de destaque
Intenção de votos

Institutos financiaram quase metade das próprias pesquisas eleitorais


“Com altitudes que chegam a 1.198 metros, Inácio Martins é o município mais alto do Paraná e integra a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu. Em seu território, há também duas Unidades de Conservação de Proteção Integral e cobertura florestal de 72%, sendo 38% matas nativas e 34% reflorestamentos. Tais características impulsionam a produtividade de araucárias”, justifica o texto.

Publicidade


Além disso, o projeto destaca a emblemática Festa do Pinhão, que chega a 15ª edição em 2024. Realizado anualmente, o evento celebra tradições culinárias e promove a Olimpíada do Agricultor Familiar.


“A proclamação de Inácio Martins como Capital do Pinhão é a convergência de seu legado natural, cultural e econômico. Reconhecer sua posição central na produção de pinhão e o esforço em promover a sustentabilidade é um passo importante para enaltecer e fortalecer sua identidade, além de ampliar oportunidades de desenvolvimento para toda a região do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER)”, reforçam os autores.

Publicidade


Também em primeira discussão está projeto de lei 151/2022, do deputado Douglas Fabrico (CID), que anexa a proposta 188/2022, assinada pelo deputado Professor Lemos (PP). A iniciativa denomina de Luiz Augusto Boroto o viaduto no KM 236 + 800m, da BR 163, no município de Toledo. 


De acordo com o texto, o homenageado se tornou pioneiro na área da avicultura, sendo o primeiro a construir aviários na região.


E, ainda, o projeto 774/2023, que concede o Título de Utilidade Pública à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo, com sede em Apucarana. Assina a proposição o deputado Reichembach (PSD).


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Alep retoma votação de projetos só no dia 19 de fevereiro
Proposição que confere a Inácio Martins título de capital do Pinhão é um dos seis itens na pauta da sessão plenária
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade