O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanha, na manhã desta terça-feira, a realização do primeiro teste industrial da tecnologia desenvolvida pela Petrobras para a produção do H-Bio, novo tipo de óleo diesel resultante da mistura de óleos vegetais (de soja ou outros) com petróleo.
A cerimônia ocorre às 10h45 na Refinaria Getúlio Vargas (Repar) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
Antes, em companhia dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, Lula assiste à coleta da amostra de óleo diesel obtido por meio do novo processo.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Inédito no mundo, o processo de refino do H-Bio será detalhado pelo presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e o diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, em uma entrevista coletiva às 8h30, antes da chegada da comitiva presidencial à Repar.
Depois dos discursos e de um almoço com funcionários da refinaria, Lula deixa o Paraná com destino ao Rio Grande do Sul, onde desembarca às 15h50 no aeroporto de Passo Fundo. No município conhecido como Terra de Gente Boa, ele lança a pedra fundamental da BSBios -Industria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil -, primeira indústria de biodiesel do país a ter financiamento aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Programa de Apoio Financeiro a Investimentos em Biodiesel.
Com informações da Agência Brasil