Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Causa animal

Projetos de Lei em Londrina miram uso de cães como arma e fim de canis clandestinos

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
19 jan 2024 às 08:40
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dois projetos de lei ligados à causa animal foram protocolados no fim de 2023 e tramitam na CML (Câmara Municipal de Londrina). Trata-se dos textos n° 243/2023, da vereadora Dani Ziober (PP), e 239/2023, do vereador Deivid Wisley (Republicanos), que devem seguir para as comissões temáticas em fevereiro.


O PL n° 239/2023, como explica Wisley, busca “acabar de vez” com os canis clandestinos de Londrina. O texto propõe a obrigatoriedade de castração de cachorros das raças american bully, buldogue francês, border collie, chihuahua pelo longo, golden retriever, lhasa, poodle, pastor-belga-malinois, pit bull, pug, pastor alemão, rottweiler, spitz alemão, shih tzu e yorkshire terrier a partir dos seis meses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A pessoa vai lá, compra um casalzinho de shih tzu, tanto macho quanto fêmea, e começa a tirar cria desse animal nos fundos da casa, sem responsabilidade nenhuma. Tira cria após cria, e depois a fêmea, que a gente chama de matriz, acaba pegando uma infecção de útero, um câncer de mama, e a pessoa acaba colocando esse animal na rua”, exemplifica Wisley, que ressalta que a medida não atinge os canis regularizados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apuração de denúncia

Mara Boca Aberta será ouvida pela Comissão Processante nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Eleições municipais

Nova regra do Tribunal Superior Eleitoral pode ampliar formas de campanha

Imagem de destaque
Pré-candidato

Tiago Amaral comenta sobre ‘desenvolvimento humano e econômico’ para Londrina

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba


Publicidade

“O canil regularizado é na zona rural, não pode ser na zona urbana, tem que ter um responsável, que é um veterinário, os animais têm que ser bem tratados, a fiscalização acompanha mensalmente. É para acabar com o canil clandestino”, acrescenta.


Caso o texto seja aprovado e sancionado, quem adquirir os animais das raças apontadas no PL deverá fazer a castração a partir dos seis meses. A medida não alcança quem já é tutor. “Única e exclusivamente queremos acabar com a prática do canil clandestino”.

Publicidade


O projeto está na Comissão de Justiça, com prazo até 13 de fevereiro. Na sequência, segue para a Comissão dos Direitos e Bem-Estar Animal. 


MAUS-TRATOS

Publicidade


Já o PL n° 243/2023 quer proibir a utilização de animais “como emprego de arma” para confrontos e ataques a pessoas e outros animais. 


Na prática, o texto altera a Lei Municipal n° 12.992/2019, que institui sanções e penalidades administrativas para quem pratica maus-tratos aos animais.

Publicidade


Na avaliação de Ziober, o PL é importante porque algumas pessoas usam seus animais "como armas, literalmente". 


"Pessoas procuram, às vezes, animais agressivos para impor alguma coisa ou usá-los contra humanos e outros animais. É de suma importância que seja aprovado e eu acredito que as discussões [na CML] terão um bom resultado”, argumenta a vereadora. 

Publicidade


“O animal é irracional e age, muitas vezes, por impulso. Então, o animal tem que ser controlado. E a partir do momento que a pessoa instiga o animal a ser agressivo com outras vidas, isso é um crime muito sério.”


Segundo o PL, as exceções são os “casos de posse de agentes públicos de segurança, cão-guia e animal de apoio”. 


O projeto ainda estipula como sanção a “proibição de guarda, posse e propriedade de animais pelo prazo de 10 anos, prorrogáveis por igual período” e determina que, caso ocorra apreensão e seja constatada a prática de maus-tratos pelo tutor, “este deverá arcar integralmente os custos médicos, de estadia e tratamento do animal”.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
PLs miram uso de cães como arma e fim de canis clandestinos
Os projetos estão na Comissão de Justiça e devem seguir para comissões temáticas em fevereiro
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade