Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Pixuleco"

Símbolo anti-PT, boneco inflável do Lula virá a Londrina

Redação Bonde
03 set 2015 às 13:36

Compartilhar notícia

- Paulo Lisboa/Estadão Conteúdo
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Símbolo dos movimentos contrários ao governo federal e ao Partido dos Trabalhadores (PT), o boneco inflável com a figura do ex-presidente Lula vestido de presidiário, o popular "Pixuleco", virá a Londrina em outubro deste ano. A informação foi confirmada ao Portal Bonde pela dona da figura gigante, a hoteleira Celene Salomão de Carvalho, de 50 anos, membro do Movimento Brasil.

Segundo ela, a agenda do boneco está repleta de compromissos Brasil afora. "Vamos levá-lo a cidades do Norte e do Nordeste na semana que vem, aproveitando o feriado de 7 de setembro. O 'Pixuleco' deverá ficar por lá por uns 20 dias, depois virá a Londrina e outras cidades do Sul. Ainda não temos uma data marcada", afirma Celene. De acordo com ela, o dia da vinda do boneco deverá ser definido nas próximas semanas, após novas tratativas com os movimentos que a convidaram a vir a Londrina. "É necessário que eles se unam para criar um protesto ou outra situação, dentro das bandeiras que defendemos, para utilizá-lo", diz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ontem, quarta-feira (2), o boneco foi inflado em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba, núcleo da Operação Lava Jato, que investiga esquemas de propinas e desvios na Petrobras. Nenhum incidente foi registrado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


Celene explica que a estrutura necessária para o "Pixuleco" é sempre providenciada pelos movimentos das cidades. "Conseguimos fazê-lo na base da vaquinha, mas como eu estou com uma disponibilidade de tempo maior, represento o grupo viajando e levando o boneco. O pessoal das cidades que visito precisa pagar gasolina, hotel e alimentação para que eu me desloque. Além disso, eles também precisam conseguir os ofícios de liberação, o gerador e, se for o caso, os gradis de proteção", detalha. São necessários pelo menos seis homens para segurar o boneco de 12 metros e custo aproximado de R$ 12 mil enquanto ele é inflado.


A hoteleira afirma que a ideia de confeccionar o boneco surgiu em Maceió (AL) com o propósito de levá-lo a todo o país. "Além de utilizá-lo para protestar, aproveitamos para colher assinaturas para o abaixo-assinado do projeto de Lei que pretende implantar 10 medidas conta a corrupção."

Na última sexta-feira (28), o "Pixuleco" foi inflado em frente à Prefeitura de São Paulo. Durante a mobilização, uma mulher furou o boneco e foi detida por guardas municipais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo