A Prefeitura de Londrina iniciou, nesta semana, a duplicação de trecho da avenida Saul Elkind, principal via da região norte e a mais extensa do município, localizado entre a rua André Buck e a Avenida dos Garis. A área atendida com pavimentação é de 14.647,49 m² e possui cerca de 1km de extensão.
As obras tem o objetivo de melhorar o tráfego de veículos, prover mais segurança aos pedestres e contribuir para a expansão industrial da cidade.
Leia mais:
Balneário Camboriú veste Papai Noel de verde e amarelo e gera polêmica
Estádio do Café inaugura torres de iluminação com 'jogo dos famosos' nesta quarta
Herpes genital infecta uma pessoa por segundo no mundo, diz OMS
FILO apresenta nesta quinta leitura dramática de obra holandesa sobre xenofobia e extremismo
No projeto da duplicação, são elencados os serviços de terraplenagem, revestimento asfáltico, implantação de meio-fio e sarjeta, urbanização, sinalização de trânsito, iluminação pública, sistema de drenagem e outros.
Atualmente, as equipes executam a limpeza do terreno onde será construída a nova pista. Logo após, o cronograma da obra prevê o início da implantação do sistema de drenagem, para captação da água de chuva, e que será conectado à rede de galerias pluviais.
Na sequência, inicia a etapa de pavimentação com compactação do leito e subleito da via e colocação de meio-fio. Por fim, o trecho duplicado vai receber sinalização viária e iluminação pública.
Para o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, essa é uma das obra mais importantes que a Prefeitura oferece para a região norte, juntamente com a construção do Pronto Atendimento Municipal, unidade de saúde que terá funcionamento 24 horas.
“Essa duplicação é feita em um dos locais mais movimentados da Avenida Saul Elkind, e em uma região em que mora o maior número de pessoas. Próximo da obra temos o Vista Bela, Jardim São Jorge, Padovani, então são milhares de londrinenses que residem nessa região. A Cidade Industrial está sendo construída em área próxima da duplicação, e há vários empreendimentos imobiliários também. Então podemos dizer que essa obra de infraestrutura urbana é uma das mais aguardadas pela população da zona norte”, destacou.
Canhada complementou que a duplicação da Saul Elkind deve incentivar o desenvolvimento da região. “Quando é aberta uma avenida, uma rua, as empresas se sentem incentivadas a ampliar, melhorar sua fachada, construir novos pontos comerciais, industriais e de moradias. Diria que essa é, sem dúvida nenhuma, uma obra das mais importante da zona norte dos últimos anos”, concluiu.
A execução dessa duplicação é de responsabilidade da empresa Pizzo Engenharia Ltda, vencedora da licitação em modalidade Concorrência Pública n° 0017/2023. O prazo estabelecido para conclusão dos serviços é de até 210 dias corridos, contados a partir do 21° dia de assinatura do contrato. E a fiscalização é feita pela SMOP (Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação).
Para a execução completa dessa obra será aplicado o montante de R$ 5.659.963,95. Os recursos são provenientes de convênio firmado pela Prefeitura com o Paranacidade e a SECID (Secretaria de Estado das Cidades), e se somam a uma contrapartida do Município.