Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba como participar

Ser mesário dá direito a folgas no trabalho e horas na faculdade

Folhapress
01 mar 2024 às 11:45

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo - Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em cada eleição são convocados mesários, que operacionalizam o entorno da seção de votação em conjunto com os outros agentes eleitorais. Eles fiscalizam o uso da urna eletrônica e são responsáveis pela emissão do boletim de urna, que apresenta a quantidade de votos recebidos por cada candidato após o encerramento da votação. 


Cada mesário recebe, por dia trabalhado, dois dias de folga no trabalho, e mais dois dias pelo treinamento da Justiça Eleitoral para o dia do pleito --chegando ao máximo de seis dias de descanso, referentes ao primeiro e segundo turnos. Para os universitários, servir às eleições rende horas complementares para o recebimento do diploma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em caso de concursos públicos, o edital pode prever a participação como mesário como um critério de desempate para a classificação final.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI da Covid

Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo

Imagem de destaque
Processo de inclusão de escolas

APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina

Imagem de destaque
Colunista da Folha de Londrina

Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão

Imagem de destaque
A partir de janeiro

Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná


Os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) de cada estado convocam algumas pessoas para trabalhar como mesários, mas é possível se inscrever para trabalhar voluntariamente e receber os benefícios acima.

Publicidade


Requisitos

Para se tornar um mesário voluntário, é preciso ser maior de 18 anos e não possuir nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. É possível verificar sua situação em um cartório eleitoral ou digitalmente, pelo autoatendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou do TRE de seu estado.

Publicidade


Para checar pendências eleitorais, basta entrar na página do TSE ou do TRE correspondente ao seu domicílio e clicar, logo na página inicial, no botão "situação eleitoral". Após isso, preencha os documentos. Se houver alguma irregularidade, o sistema o orientará a resolver a situação.


Não podem ser mesários os candidatos e parentes de até segundo grau, inclusive cônjuges; membros de diretórios de partidos em caso de exercício de função executiva; autoridades e agentes de segurança, ou funcionários em cargos de confiança do Executivo; e pessoas que pertencem ao serviço eleitoral.

Publicidade


Galeria  Conheça principais dispositivos de segurança das urnas eletrônicas Etapas do processo eleitoral possuem diferentes medidas de segurança e formas de auditagem


Cadastro

Publicidade

ara ser um mesário voluntário, é necessário inscrever-se, tanto presencialmente, em cartórios eleitorais, quanto nos canais digitais, na página do TRE do seu estado. Clique em "serviços eleitorais" e em "mesários", e depois, em "faça sua inscrição". Preencha os dados solicitados, e conclua o cadastro.


Também é possível realizar a inscrição através do aplicativo "e-Título", disponível nas lojas dos sistemas iOS e Android. No menu de opções, há uma área para mesários, onde é possível inscrever-se para exercer a função e para realizar o treinamento.

Publicidade


Após a inscrição, os juízes eleitorais analisam as inscrições e fazem as convocações por email.

Newsletter Brasília hoje Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal ***  

Números


Segundo o TSE, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais no pleito de 2022. Entre eles, 52% foram convocados a realizar o trabalho, e 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.


Imagem
Londrina oferece 53 cursos de residência médica em cinco instituições de saúde
Anualmente, o dia 1° de março marca o início do ano letivo dos Programas de Residência Médica nas 55 especialidades reconhecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo