Dicas

Dicas de iluminação para preparar o cantinho de relaxamento

25 jun 2021 às 14:47

Em razão do aumento de casos de ansiedade, depressão e sedentarismo relacionados ao período de isolamento social, muita gente tem investido em atividades como a Yoga e a meditação em casa, para alcançar o bem estar e o equilíbrio entre o corpo e a mente. Além disso, no último dia 21, foi comemorado o Dia Internacional da Yoga, um excelente momento para experimentar iniciativas como essas. Para incentivar, a Yamamura dá dicas para iluminar corretamente os espaços onde serão realizadas essas práticas. Afinal, o tipo de luz escolhida interfere diretamente no ambiente. Confira!


Clima Relax


Luzes indiretas (entre elas peças com cúpulas) e de temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) são indicadas pela Yamamura para a Yoga e a meditação, pois propiciam as sensações de aconchego e calmaria. Luminárias de apoio como arandelas, abajures, luminárias de piso ou mesa são igualmente indicadas. Evite luzes com mais de 3000K, pois são mais recomendadas para estudos ou trabalho.


Peças que remetam a aspectos naturais, com materiais como madeira, fibras e pedras são perfeitas para o clima zen. Deixar algumas plantinhas e flores no espaço também pode ajudar bastante a relaxar e aumentar a conexão com a natureza e com a nossa verdadeira essência.


Tecnologia a favor


A tecnologia também pode ajudar muito! Por meio da automação e da dimerização (controle da intensidade da luz), cenas diferentes podem ser criadas, para auxiliar na respiração, na troca de movimentos, ou até mesmo para uma melhor concentração e introspecção.

Outra ideia é a cromoterapia, uma prática pseudocientífica capaz de utilizar as diferentes cores da luz no tratamento de diversos problemas. Por isso, a iluminação certa pode ser a solução perfeita para reequilibrar e harmonizar as energias, algo essencial para a saúde física e mental! Nesse caso, os produtos que possuem o sistema RGB realizam uma série de combinações de cores diferentes.


Continue lendo