Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Condomínios: Crea-PR intensifica fiscalização em todo o Estado

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 jan 2024 às 17:02
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A fiscalização em condomínios está entre as ações que deverão ser intensificadas pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) em todo o Paraná em 2024. Mais que os atrativos oferecidos atualmente pelos empreendimentos, há a necessidade dos espaços coletivos permitirem um convívio com mais segurança, e é ai que entra a atuação da autarquia.


Os fiscais do Crea-PR verificam com síndicos, serviços técnicos executados nos últimos 12 meses e a existência de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos serviços. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreavel, que a obra ou serviço foram planejados e executados por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea. Trata-se de um instrumento de segurança, tanto para os profissionais, pois delimita até  onde vai a responsabilidade dele, como também para a sociedade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“O trabalho do Crea também consiste em orientar os síndicos sobre preservação e manutenção do patrimônio coletivo, ações que são de responsabilidade deles”, detalha a engenheira ambiental e gerente de Fiscalização do Crea-PR, Mariana Maranhão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Todos os Creas do Brasil estarão focados, entre outras atividades, nessa ação em condomínios, com as mesmas orientações de fiscalização. Em 2022, a fiscalização foi feita em hospitais. “O Sistema Confea/Crea tem buscado essa unidade de ação com o objetivo em comum de alcançar resultados em nível nacional”, destaca.

Publicidade


Na lista da vistoria, constam mais de 30 itens a serem observados. Entre os principais estão a manutenção de ar condicionado, com foco em equipamentos que fazem parte de um sistema climatizado em áreas de convivência; manutenção preventiva de elevadores e cercas elétricas; e a verificação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

 

Publicidade

“A fiscalização permite identificar se todas as atividades relacionadas às Engenharias e Geociências são executadas por responsável técnico com o registro da respectiva ART. Isso pode prevenir inúmeros acidentes e reprimir infrações à legislação profissional”, ressalta.


Os responsáveis pelos estabelecimentos fiscalizados terão prazo para se manifestar sobre o que for exposto em relatório e, caso não se pronunciem, o Crea poderá fazer denúncias na prefeitura ou em outros órgãos municipais.


É importante lembrar que não compete à fiscalização do Crea verificar questões referentes a obras, riscos de desabamentos, à falta de segurança e de proteção individual de trabalhadores. Entretanto, caso situações como essas sejam constatadas, órgão competentes serão comunicados para as providências necessárias.


Imagem
Fusca é flagrado a 122km/h na PR-445 em Londrina
Mais de 250 condutores de veículos foram autuados por velocidade acima do permitido em poucas horas de operação em Londrina
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade