Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Recurso arquitetônico

Pé-direito alto garante ambientes amplos e ventilados

Redação Bonde
17 abr 2012 às 13:08
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ideia de ultrapassar medidas e levá-las às alturas, se consolidou como um dos recursos espaciais mais bem quistos na composição arquitetônica. Não é à toa que o uso do pé-direito alto ou duplo é cada vez mais explorado por arquitetos e decoradores.


No projeto de Luciana Régnier e Luciano Bachete, o pé-direito duplo, que abriga o mezanino, valoriza a iluminação da sala, privilegia a ventilação e evidencia a amplitude do espaço.


O pé-direito, termo que define a altura entre o piso e o teto, tem medida padrão de 2,5 a 2,8 metros de altura. Entre 3 e 4,5 metros de altura, ele é considerado alto. A partir de 5m, leva o nome de duplo, e quando a medida chega à marca de 8,4m, ele é considerado triplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O emprego do pé-direito fora do padrão (duplo ou triplo) se encaixa em edificações que tenham boas proporções dos espaços, pois em áreas muito pequenas, este recurso pode tornar o ambiente incoerente com a escala das pessoas e dos objetos'', explicam os arquitetos Ricardo Makhoul e Alessandro Cavalcanti.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Para a dupla, a proposta do pé-direito alto tem como principais características o trabalho estético e a preocupação com a funcionalidade. ''É possível criar ambientes mais arejados e possibilitar o uso de maiores panos de vidro ou aberturas, que iluminam mais os espaços sem incidir diretamente sobre os usuários'', diz Ricardo.


Celso Pacheco e Divulgação
Celso Pacheco e Divulgação


Na loja, a variação de teto possibilitou a instalação de lustres e pendentes, que garantiram o clima de conforto e sofisticação. Projeto de Alessandro e Ricardo.


Quanto ao apelo estético, vale ressaltar que onde há disposição de um ou mais pavimentos, é possível explorar os vãos com a colocação de telas, objetos de arte, além de materiais como pedras, palha, tijolos e papel de parede. ''Tais materiais proporcionam aconchego e sofisticação aos ambientes e imprimem uma identidade e personalidade ao projeto'', afirmam Luciana Régnier e Luciano Bachete.

Em relação ao uso, o pé-direito alto pode ser empregado tanto em casas quanto em apartamentos e áreas comerciais. ''Porém, percebo que essa tendência vem acontecendo muito em apartamentos, onde o uso de mezaninos é cada vez mais explorado esteticamente, pois garante charme e beleza'', diz Luciana.


Reprodução
Reprodução


Porém, algumas considerações são indispensáveis, como a importância da proporção entre o tamanho do ambiente com a altura do pé-direito, a precaução de instalar áreas de proteção (parapeito) para evitar acidentes e a possibilidade de mesclar luminárias instaladas no forro com as de altura mediana ou mais baixas, a fim de auxiliar na manutenção.

Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade