Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Uso de aquecedor elétrico requer cuidados e atenção

Fábio Pescarini - Folhapress
05 jul 2023 às 10:18
- Dilruba Sarıçimen/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O uso de aquecedor elétrico, equipamento que muitos não abrem mão em dias frios como os deste inverno, requer cuidado e atenção para que um acidente com o aparelho não se transforme em uma tragédia.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Segundo a polícia, a origem do incêndio que atingiu o apartamento do diretor teatral e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, 86, na madrugada desta terça (4), pode ter sido um aquecedor elétrico. O fogo teria se alastrado para peças de roupas e livros no imóvel localizado no Paraíso, na zona sul de São Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estimativa

Reforma deve reduzir tributo sobre imóveis do Minha Casa, Minha Vida, prevê Fazenda

Imagem de destaque
Viralizou

Anúncio de apartamento à venda viraliza com pombo de estimação do proprietário

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula


Segundo a sobrinha do dramaturgo, Beatriz Corrêa, em entrevista à coluna Mônica Bergamo, ele teve 40% do corpo queimado no incêndio, mas seu estado de saúde já não é mais grave.

Publicidade


O capitão André Elias dos Santos, porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, afirmou que só a perícia da Polícia Civil confirmará o que provocou o fogo na residência de Zé Celso. Porém, segundo ele, acidentes com esse tipo de equipamento é um dos fatores de incêndios em residências.


O aparelho aquece muito o que está ao redor por causa da sua resistência que erradia calor. Isso, explica o oficial, pode provocar o ponto de ignição de um objeto inflamável próximo, como roupas, tapetes e cobertores, e dar início a um incêndio.

Publicidade


"Cinco minutos são suficientes para queimar um apartamento inteiro", alerta o capitão.


A recomendação é nunca dormir com o aparelho ligado. "Deixe que ele aqueça o ambiente e, cinco minutos antes de se deitar, desligue", recomenda o bombeiro. "Coloque-o sempre longe de coisas inflamáveis."

Publicidade


O aquecedor elétrico igualmente não deve ser levado para ambientes úmidos, como banheiros e áreas de lavandeira, devido ao risco de um curto-circuito se houver contato com a água.


O aparelho também deve ser mantido longe de animais, como cães e gatos, e crianças, que podem derrubá-lo e sofrer queimaduras.

Publicidade


Especialistas ouvidos pela reportagem afirmam que antes mesmo de tirar o aparelho da caixa é preciso ler o manual de instruções para saber as especificações técnicas do item.


É necessário ainda avaliar a estrutura elétrica do ambiente e do imóvel, pois o aquecedor consome muita energia. "Isso pode ser feito por um engenheiro eletricista ou civil", afirma Joni Matos Incheglu, engenheiro civil e conselheiro do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo).

Publicidade


"Quem vai dizer se a casa tem estrutura adequada, como disjuntor e cabeamento para o uso de aquecedor elétrico, é um profissional habilitado", diz.


O aquecedor não deve ser ligado simultaneamente com outras peças que registram grande consumo, como chuveiro e máquina de lavar, no mesmo circuito elétrico.

Publicidade


Além disso, nunca se deve ligar o aquecedor na mesma tomada que outros aparelhos com o uso de adaptadores ou fios de extensão, afirma Romildo de Campos Paradelo Júnior, professor de engenharia elétrica do Centro Universitário FEI.


Se o aparelho usar plugue de 20 amperes (com pinos mais grossos), por exemplo, ele não deve ser ligado a uma tomada de amperagem menor, também com uso de adaptadores.


O disjuntor no quadro elétrico precisa ser adequado à capacidade de corrente elétrica utilizada pelo aparelho.


"O aquecedor é um equipamento que libera calor, que tem resistência e transforma energia elétrica em térmica. Se não tiver cuidado, é como o carro numa descida. Se não puxar freio, ele desce", compara o professor da FEI.


DICAS PARA USAR AQUECEDOR ELÉTRICO COM SEGURANÇA 


- O aparelho deve ficar sempre longe de objetos e produtos inflamáveis, como tecidos, cortinas, tapetes e cobertores 


- Fique atento com a aproximação de animais e crianças, que podem derrubar o aparelho e há o risco de se queimarem 


- Nunca durma com o aquecedor elétrico ligado. A dica é deixar ele aquecer o ambiente e desligar cinco minutos antes de se deitar 


- Compre aparelhos com selo de homologação do Inmetro 


- Leia o manual de instruções para saber quais as especificações técnicas e elétricas 


- Chame um profissional especializado para fazer uma avaliação da estrutura elétrica do imóvel, como capacidade de disjuntores, cabeamentos e tomadas, e do próprio ambiente onde o aquecedor será ligado 


- Nunca ligue o aquecedor com outros aparelhos na mesma tomada, usando adaptadores ou fios de extensão com mais de uma tomada Ligue apenas em tomadas com a amperagem própria para o aparelho 


- Nunca use o aquecedor em ambientes úmidos, como banheiros e lavanderias, por causa do risco de curto-circuito pelo contato com a água 


- Não use outros aparelhos de potência elevada, como máquina de lavar ou chuveiro, no mesmo circuito do aquecedor, por causa do risco de queda de energia 


- Desligue o aquecedor se não tiver gente no ambiente  


Fontes: Corpo de Bombeiros e engenheiros Joni Matos Incheglu e Romildo de Campos Paradelo Júnior


Imagem
'Não há garantia de que Zé Celso vá viver', diz Suplicy depois de visitá-lo em hospital
O deputado estadual (PT-SP) Eduardo Suplicy visitou nesta terça (4) o dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa, 86 anos, que está internado na UTI
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade